dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo compreender as dificuldades dos alunos na interpretação de enunciados matemáticos, seja por meio de resolução de problemas, exercícios e atividades durante a vivência escolar no Estágio Curricular Supervisionado junto ao Programa de Residência Pedagógica de Matemática com alunos do Ensino Fundamental II durante o primeiro semestre do ano de 2019. Assim, pela percepção e constatação das dificuldades dos alunos no período da prática docente, manifesta-se a preocupação com a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. Para compreender as dificuldades dos alunos na interpretação de enunciados matemáticos, buscou-se o embasamento em documentos curriculares, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), que destacam a importância da compreensão dos problemas matemáticos, valorizando a linguagem e suas relações; além de autores como Lorensatti (2009) que aborda as relações entre a linguagem portuguesa e a linguagem matemática, Mesquita (2013) que reflete sobre as literacias, Polya (1995) e Smole e Diniz (2001) que dissertam sobre a resolução de problemas. Assim, são apresentadas algumas atividades que foram mais significativas neste percurso, destacando fatores que possuem relações diretas e indiretas com as dificuldades demonstradas pelos alunos do Ensino Fundamental II. Verificou-se que entre os obstáculos mais visíveis para a compreensão e resolução de problemas e exercícios matemáticos está a incompreensão de conceitos necessários para resolver as questões e a influência de fatores externos na aprendizagem. Além disso, constatou-se que as dificuldades na interpretação e compreensão de problemas, frequentemente está associada a não compreensão de conceitos prévios necessários e, também, a influências externas, como os hábitos de estudo e o nível de conhecimento matemático por parte dos familiares. Contudo, essas dificuldades podem ser minimizadas através de atitudes e intervenções do professor em sala de aula, despertando os alunos, motivando-os em resolver problemas de modo que seja algo prazeroso e consequentemente desempenhe uma valiosa admiração pela matemática. Ainda, outra possiblidade é trabalhar detalhadamente enunciados matemáticos e a observação dos dados para que o aluno seja capaz de interpretar corretamente o que se pede em algum problema, desenvolvendo hábitos de leitura, construindo conceitos que aperfeiçoem o desenvolvimento cognitivo do aluno. Assim, a partir da vivência são apresentadas algumas sugestões que propõem diminuir os problemas relacionados à aprendizagem da matemática, propostas voltadas aos professores e que podem ser desenvolvidas em todos os anos escolares. | |