Mostrar registro simples

dc.contributor.authorEdiane Zatta
dc.contributor.authorCamila Retka
dc.contributor.authorRosana Cristina Leme
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:25Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:25Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91537
dc.description.abstractO problema vinculado a inclusão de alunos com algum tipo de diferença intelectual e/ou física é objeto de preocupação de muitos professores e pesquisadores no Brasil. O presente artigo faz parte das atividades desenvolvidas no Programa de Iniciação à Docência - PIBID – Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste - Campus de Francisco Beltrão, e tem o objetivo apresentar a experiência de professores da rede estadual de ensino nos municípios de Francisco Beltrão e Renascença, frente às dificuldades cotidianas existentes no contexto de inclusão dos alunos. O artigo está formatado em duas etapas. A primeira constituída pela revisão bibliográfica sobre a questão da inclusão escolar, para a qual foram selecionadas as obras de Anna Maria Lunardi Padilha (2014), Mantoan (2003) e Miranda & Galvão Filho (2012) e, a segunda etapa do artigo é construído a partir do relato de onze professores a respeito do tema. Verificamos por meio das discussões teóricas e o relato de experiências dos professores que o processo de inclusão é muito complexo e envolve a consideração de múltiplos fatores, tais como políticas de formação direcionada à diferentes necessidades de aprendizado; infraestrutura das escolas; fornecimento de materiais adaptados às demandas de cada educando, dentre outros aspectos. Em detrimento de avanços realizados nos ambientes educativos propiciados pelo reconhecimento e valorização desta questão, ainda resta longo caminho a trilhar. Esperamos que a discussão ensejada por este trabalho possa contribuir para a ratificação da importância da formação e valorização do professor inserido na rede pública de ensino.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectescola pública
dc.subjectalunos incluídos
dc.subjectformação docente
dc.subjectPIDID
dc.titleDO PREVISTO AO EXERCIDO: A REALIDADE DOS DOCENTES QUE TRABALHAM COM ALUNOS INCLUÍDOS
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2683


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples