dc.contributor.author | Lucas Bouvie | |
dc.contributor.author | Thalia Loterio | |
dc.contributor.author | Maicon de Aguiar | |
dc.date.accessioned | 2024-10-29T02:07:20Z | |
dc.date.available | 2024-10-29T02:07:20Z | |
dc.date.issued | 2019-10-07 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/91518 | |
dc.description.abstract | No segundo semestre de 2018, enquanto acadêmicos do curso de história da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), preparamos e aplicamos aulas para estudantes de um segundo ano na Escola de Ensino Médio Professora Elza Henriqueta Techentin Pacheco. Esse processo ocorreu por intermédio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Capes/CNPQ, com a supervisão do professor da escola, Maicon Roberto Poli de Aguiar. Tivemos o desafio de ministrarmos uma aula sobre a temática “Escola Sem Partido”, um tema contemporâneo que exigiu pensarmos uma metodologia em que os/as estudantes se interessassem e interagissem, entendendo que os/as mesmos/as fazem parte desse processo enquanto sujeitos ativos. Pensando essas questões pautamos esse trabalho nos seguintes objetivos: identificar a relevância do PIBID na formação docente; compreender os desafios na elaboração de uma aula e as dificuldades em pensarmos didáticas diferenciadas em um sistema educacional com uma orientação pedagógica muitas vezes tecnicista. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation.ispartof | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | |
dc.subject | PIBID, mediação, Escola Sem Partido, primeira experiência docente | |
dc.title | O INÍCIO DE UMA TRAJETÓRIA: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE MINISTRAR UMA AULA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) | |
dc.type | Artigo | |
dc.identifier.ocs | 2641 | |