Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGeovanna Marques Moreira Bertim
dc.contributor.authorSara Moreira
dc.contributor.authorRosângela Araújo Xavier Fujii
dc.contributor.authorGuilherme De Carvalho
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:18Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:18Z
dc.date.issued2019-10-07
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91512
dc.description.abstractO presente estudo possuí o objetivo de realizar uma prática docente de intervenção pedagógica nos anos finais do ensino fundamental visando uma recognição por parte dos discentes, sobre os assuntos tratados. O instrumento realizado para a intervenção foi a oficina pedagógica e a mesma buscava levar aos alunos de duas escolas da rede municipal da região de Santa Helena/PR, informações e novos conhecimentos sobre a Candidiase e as IST’s de modo geral. A prática visou contribuir com a aprendizagem dos estudantes e demais participantes da ação, potencializando uma melhor qualidade de vida aos mesmos e buscando à integração de temas transversais cotidianos nas escolas. Para a realização da oficina foram utilizadas metodologias ativas variadas para que o aluno fosse o centro do aprendizado e o professor apenas o mediador do conhecimento. Para facilitar a organização, a oficina foi baseada em um plano de aula pautado nos três momentos pedagógicos. Durante a realização das atividades os alunos se mostraram muito interessados, o que facilitou a interação da acadêmica que ministrou a oficina com a turma e fez com que a atividade obtivesse um bom feedback. Além, buscou-se não apenas informá-los sobre o problema em questão, mas também realizar uma conscientização sobre a importância de se tratar temas transversais como a sexualidade no ambiente escolar. Ao trabalhar temas como esse em âmbito escolar, partimos de um princípio de disseminação de informações, onde o aluno pode repassar o que foi mediado em aula para a comunidade em que vive, em sua família ou seu círculo social. Os resultados evidenciaram o feedback positivo, além de mostrar a importância de se trabalhar com diferentes metodologias e temáticas em sala de aula. A vivência das oficinas me permitiu realizar uma melhor análise do campo de atuação docente e as experiências serão muito benéficas em próximas situações.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectTemas transversais
dc.subjectensino
dc.subjectsaúde
dc.titleELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA OFICINA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE CANDIDIASE EM DUAS ESCOLAS NA REGIÃO DE SANTA HELENA, PARANÁ
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2633


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples