Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMariele Andrade de Mello
dc.contributor.authorSilvio Vieira Carneiro Junior
dc.contributor.authorElber Godoy
dc.contributor.authorDanislei Bertoni
dc.contributor.authorMárcio Cavagnari
dc.creatorUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:17Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:17Z
dc.date.issued2019-10-07
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91507
dc.description.abstractA curiosidade de um aluno deve ser estimulada e desenvolvida durante toda a sua vida escolar, e uma das formas de se trabalhar com esta habilidade pode ser por meio da utilização de atividades práticas investigativas. Porém, estas práticas devem ser concisas e atreladas à realidade do seu cotidiano para que o mesmo consiga relacionar a importância deste conhecimento escolar para a sua vida, o seu dia a dia e o seu lugar na sociedade. Este trabalho tem por objetivo relatar sobre uma metodologia construída para o ensino de ciências, aplicada por licenciandos do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, da UTFPR Campus Ponta Grossa, que participam do programa Residência Pedagógica no Colégio Estadual Pe. Carlos Zelesny. A atividade envolveu o aluno e propiciou curiosidade do mesmo, de modo que explorou a investigação e a argumentação sobre fatos e fenômenos, e a aprendizagem se mostrando mais eficaz no seu processo de criação do conhecimento e fixação do conteúdo abordado. Praticas educacionais que construam e desenvolvam as habilidades múltiplas dos alunos são inerentes para que o mesmo possa se desenvolver para uma socialização e tenha um desenvolvimento cognitivo amplo, interagindo e abordando diversos conceitos que irão o ajudar ao longo de sua vida. No âmbito de criação do conhecimento o professor pode incitar ao seu aluno práticas cujas quais façam esse despertar, possibilitando a resposta dos mesmos as questões que acarretam ao longo das explicações da aula, tendo assim uma maneira pratica de demonstrar tais respostas. Novas práticas são fundamentais para tornar o aluno um sujeito mais ativo no processo de ensino-aprendizagem, deixando que o mesmo possa desenvolver suas habilidades e assim colocar o conhecimento adquirido em prática, demonstrando a importância dos conceitos abordados na teoria. Sendo assim por meio da investigação este despertar do aluno para um interesse cientifico é visível, pois o mesmo desvenda e observa conceitos práticos que o fazem querer saber mais profundamente as informações que permeiam aquele estudo. Deixando que o mesmo possa fixar os conceitos abordados e procurar assim novas respostas a questões que possam acontecer no momento da prática, dando assim um nível mais significativo para o processo de ensino-aprendizagem.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectResidência Pedagógica
dc.subjectprática docente
dc.subjectatividade investigativa
dc.titleOBSERVANDO O SOLO: UMA ATIVIDADE PRÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2625


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples