Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLaíza Saraiva
dc.contributor.authorVitória Bandeira
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:16Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:16Z
dc.date.issued2019-10-10
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91504
dc.description.abstractVisto que ao longo da prática docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, foram desenvolvidas intervenções e apresentações sobre conteúdos curriculares da matéria de História e feitas análises sobre tais, esse presente trabalho, tem como principal objetivo demonstrar e dar ênfase nos processos de aprendizagem dos alunos do oitavo ano, através de suas inquietações e necessidades que requerem diferentes métodos pedagógicos. Neste sentido, usamos estratégias de ensino que dialogaram com os artefatos culturais que os alunos usufruem cotidianamente (música e cinema), o que contribui para despertar a curiosidade, a participação deles nas aulas, a formulação própria de um senso crítico e a construção de um conhecimento histórico. Diante dessa dinâmica, realizamos uma pesquisa preocupadas em entender a relação que os alunos estabeleceram com as aulas de história, sobretudo a percepção deles sobre as aulas e quais as sugestões que propunham para ampliar a compreensão do conteúdo e suas expectativas em relação às aulas. Visando um melhor aproveitamento por parte dos discentes, prezando pela qualidade do ensino de História e adquirindo experiências na área da docência, enquanto professoras em formação, refletimos também sobre a importância do PIBID em ambiente escolar e a relação de troca entre professor-aluno frente ao processo de aprendizagem; dando ênfase a principal finalidade que constitui esse trabalho - o atendimento dessa necessidade didática e a contribuição para a construção do conhecimento dos alunos. Usando como norteamento as bases teóricas de estudiosos da área do ensino de História como, Kátia Maria Abud e Circe Maria Fernandes Bittencourt, buscamos tecer reflexões através de suas obras para fundamentar e aplicar tais métodos nas intervenções do Programa de Iniciação a Docência. Tendo consciência que a experiência e o processo de pesquisa não se finda agora, surge à necessidade de continuidade dos estudos para que seja possível o alcance ainda mais satisfatório dos métodos em questão.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectEnsino de História
dc.subjectInovações Pedagógicas
dc.subjectApresentações Didáticas.
dc.titleO USO DA MÚSICA E DO CINEMA COMO MÉTODOS DIDÁTICOS: A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO FRENTE ÀS INQUIETAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES EM SALA DE AULA.
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2621


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples