UM ESTUDO DOS EGRESSOS DE UM CURSO DE MATEMÁTICA DE UNIVERSIDADE PUBLICA DO ESTADO DO PARANÁ: POTENCIALMENTE ATUANTE OU POTENCIALMENTE INATIVO
Data
2019-10-07Autor
Luciano Ferreira
Talita Secorun Santos
Samuel Pedroso
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo desse artigo é traçar o perfil dos alunos que egressaram do curso de Licenciatura em Matemática da Unespar – Campo Mourão, para então, compartilhar com professores, outros alunos do curso e futuros ingressos, quais são suas expectativas e decepções nos primeiros anos de formados. Para tal intento, foram realizados estudos em documentos da instituição e uma análise em um questionário aplicado aos egressos do curso de licenciatura em Matemática, dos anos de 2011 a 2017, utilizamos da ferramenta metodológica análise de conteúdo. Com isso identificamos que alunos que participam de programas com PIC[1] e PIBID[2] são potencialmente atuantes na área de sua formação, enquanto alunos que não participaram de programas são considerado como potencialmente inativo na área de sua formação, pretendemos possibilitar pesquisas e táticas que colaborem para uma política de acompanhamento desses acadêmicos, almejando contribuir para que futuros licenciados de matemática optem pelo magistério. Reforçamos a importância dos acadêmicos dos cursos de licenciaturas “viverem” a universidade de modo que possam participar, de projetos de pesquisas, programas de iniciação a pesquisa e a docência. Destacamos quão é importante para os alunos egressos que puderam de alguma maneira gozar de outras atividades na universidade diferentes do ensino (sala de aula). [1] PIC (Projeto de Iniciação Cientifica). [2] PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência).