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dc.contributor.authorClaudio Andreato
dc.contributor.authorVictor Muñoz
dc.contributor.authorGuilherme Amud
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:14Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:14Z
dc.date.issued2019-10-11
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91494
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo a descrição e análise teórica do projeto PIBID 2018.2 realizado no Colégio Estadual Prof. Luiz Carlos de Paula e Souza, na região sul de Curitiba. Nele, são feitas considerações sobre formas de aplicabilidade de conteúdos multimidiáticos e intermidiáticos para o ensino fundamental, ponderando o contexto socioeducativo da escola e visando o proveito do alicerce teórico obtido na graduação em Letras Português da UTFPR. Nesse sentido, considerando os estudos sobre as leituras nas diferentes mídias da contemporaneidade, e também relacionando isso com possíveis conteúdos literários a serem dispostos ao alunado, se vê a necessidade de abordar temáticas que possibilitem a interligação da realidade própria para com a do artista. A intertextualidade surge como atividade de análise que facilita a introdução de textos que não fazem parte do repertório de leitura dos discentes, mas que, por sua vez, constituem-se como marcos de momentos icônicos da literatura. Tratando de situações da experiência humana, ora objetivas, ora subjetivas, as duplas de videoclipe e poema, respectivamente, Sinfonia da Revolução (2017), recorte do rapper Rincon Sapiência e Humanidade (1996), da poetisa Carolina de Jesus, assim como Ben (2017), do cantor Rubel e Meus Oito Anos (1859), de Casimiro de Abreu, compartilham, baseado nos elementos linguísticos dispostos em verbo, imagem e som, unidade temática. Buscamos compreender com este projeto o valor da intertextualidade enquanto proposta para a assimilação das estratégias de uma leitura analítica dos signos e relações através deles construídos, por meio de exercícios que estimulam habilidades cognitivas potencializadoras de capacidades de leitura mais atenta às escolhas linguísticas adotadas nas múltiplas linguagens e gêneros do campo artístico-literário, e, inevitavelmente, viabilizando, em muitos níveis, diálogos que mobilizam estratégias de análise linguística/semiótica e conhecimento de mundo em favor de um encontro entre texto e leitor férteis para produção de pensamento crítico e coerente.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectmultiletramento
dc.subjectintermidialidade
dc.subjectPIBID
dc.titleLEITURA INTERMIDIÁTICA COMO PROPOSTA PARA O MULTILETRAMENTO
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2608


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