• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    LEITURA INTERMIDIÁTICA COMO PROPOSTA PARA O MULTILETRAMENTO

    Thumbnail
    Data
    2019-10-11
    Autor
    Claudio Andreato
    Victor Muñoz
    Guilherme Amud
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O presente artigo tem como objetivo a descrição e análise teórica do projeto PIBID 2018.2 realizado no Colégio Estadual Prof. Luiz Carlos de Paula e Souza, na região sul de Curitiba. Nele, são feitas considerações sobre formas de aplicabilidade de conteúdos multimidiáticos e intermidiáticos para o ensino fundamental, ponderando o contexto socioeducativo da escola e visando o proveito do alicerce teórico obtido na graduação em Letras Português da UTFPR. Nesse sentido, considerando os estudos sobre as leituras nas diferentes mídias da contemporaneidade, e também relacionando isso com possíveis conteúdos literários a serem dispostos ao alunado, se vê a necessidade de abordar temáticas que possibilitem a interligação da realidade própria para com a do artista. A intertextualidade surge como atividade de análise que facilita a introdução de textos que não fazem parte do repertório de leitura dos discentes, mas que, por sua vez, constituem-se como marcos de momentos icônicos da literatura. Tratando de situações da experiência humana, ora objetivas, ora subjetivas, as duplas de videoclipe e poema, respectivamente, Sinfonia da Revolução (2017), recorte do rapper Rincon Sapiência e Humanidade (1996), da poetisa Carolina de Jesus, assim como Ben (2017), do cantor Rubel e Meus Oito Anos (1859), de Casimiro de Abreu, compartilham, baseado nos elementos linguísticos dispostos em verbo, imagem e som, unidade temática. Buscamos compreender com este projeto o valor da intertextualidade enquanto proposta para a assimilação das estratégias de uma leitura analítica dos signos e relações através deles construídos, por meio de exercícios que estimulam habilidades cognitivas potencializadoras de capacidades de leitura mais atenta às escolhas linguísticas adotadas nas múltiplas linguagens e gêneros do campo artístico-literário, e, inevitavelmente, viabilizando, em muitos níveis, diálogos que mobilizam estratégias de análise linguística/semiótica e conhecimento de mundo em favor de um encontro entre texto e leitor férteis para produção de pensamento crítico e coerente.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91494
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV