Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHigor Luan Santos Camargo
dc.contributor.authorCaio Breder Souza
dc.contributor.authorTainá Cardozo Oliveira
dc.creatorUniversidade Federal de Pelotas
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:10Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:10Z
dc.date.issued2019-10-14
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91481
dc.description.abstractO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da área das Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem suas atividades práticas em parceria com as instituições: Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Pelotas, Colégio Estadual Dr. Cassiano do Nascimento e Instituto Estadual de Educação Assis Brasil. O Programa faz com que o graduando tenha acesso à realidade das práticas da docência, como metodologias de ensino e principalmente uma melhor linguagem e comunicação com os discentes. Além disso, o Programa possibilita a experiência e o aperfeiçoamento do acadêmico como futuro docente, e também a identificação de problemas no processo de aprendizagem. O PIBID tem como objetivo promover a integração entre bolsistas, supervisores e alunos das escolas parceiras, na construção de um Projeto que esteja adequado à realidade escolar, planejando atividades factíveis e capazes de oportunizar experiências construtivas para todos os envolvidos. Desta forma, os graduandos devem planejar as atividades a serem desenvolvidas pelo núcleo de Filosofia e Sociologia do PIBID/UFPel. Observa-se que no cenário atual, com a era digital, há a necessidade de uma educação interdisciplinar, fazendo uso de novas tecnologias (celulares, tablet) com metodologias ativas, mais dinâmicas. Portanto, é possível observar, que o cenário escolar está cada vez mais inovador, sobretudo, há uma nova ótica no método de ensino, caminhos mais atrativos para envolver os alunos, construir um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmica, através de metodologias que dialogam com a realidade dos sujeitos. Por fim, os resultados alcançados demonstram ser possível construir uma nova história da educação pública brasileira, onde ensinar e aprender transbordam os livros didáticos.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectPIBID
dc.subjectprocesso de ensino-aprendizagem
dc.subjectmetodologias ativas
dc.subjectdocência
dc.subjecteducação
dc.titlePIBID: A experiência da docência praticando dinâmicas...
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2592


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples