Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNathalia Neufeld
dc.contributor.authorClaudete Lima Martins
dc.contributor.authorClaudete Lima Martins
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:07Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:07Z
dc.date.issued2019-10-07
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91468
dc.description.abstractO projeto de monitoria é uma modalidade de ensino normalmente prevista nos regimentos das diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) e tem como objetivo geral, contribuir para a melhoria do ensino de graduação, promovendo a cooperação acadêmica entre alunos e docentes. Portanto, este trabalho apresenta as experiências da autora que atuou como monitora no componente curricular de Organização do Trabalho Pedagógico na Escola - OTPE, oferecido aos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pampa, no campus Bagé. . Busca-se promover a reflexão a respeito da relevância e contribuições do projeto de monitoria, para a formação docente dos alunos que participam do componente curricular. Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa de campo com caráter qualitativo e perspectiva exploratória., A coleta de dados se deu por meio de questionários com perguntas dissertativas, e pela realização de observações durante as aulas. Os sujeitos da pesquisa foram oito alunos do Curso de Licenciatura em Música, que cursam a componente curricular onde a monitora autora no período de maio a julho de 2019. A partir da análise do conteúdo dos dados obtidos por meio dos questionários verificou-se que a experiência com a prática docente oportunizou a estudante monitora o aprofundamento teórico e prático a respeito da docência e, em especial conhecimentos sobre: como lidar com os alunos, como corrigir trabalhos e como auxiliar os alunos na organização dos estudos e trabalhos. Noutra perspectiva, os estudantes que são sujeitos da pesquisa, afirmaram que a monitoria foi de grande auxílio, principalmente no que se refere à realização das atividades teórico-práticas propostas na componente.Portanto, concluímos que o Projeto de Monitoria contribuiu tanto para a qualificação da formação acadêmico-profissional da estudante que atuou como monitora, quanto e, principalmente, dos estudantes licenciandos que dele participaram.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectMonitoria, contribuição, formação docente, experiência.
dc.titleA MONITORIA COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA.
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2574


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples