dc.description.abstract | Este estudo faz parte de um projeto realizado pelo PIBID, em um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) na cidade de Francisco Beltrão PR, o qual adotou a pedagogia desenvolvida por Maria Montessori, conhecida como pedagogia Montessoriana. no entanto, o mesmo encontra-se em adaptação curricular e organização da rotina, os planejamentos são adaptados as atividades deste método, pois o CMEI segue a proposta da prefeitura de temas e planejamentos conforme currículo da BNCC. A pedagogia Montessoriana tem como foco principal a autonomia da criança que com sua curiosidade natural, explora e da mais abertura a sua necessidade de aprender, se estiver um ambiente adequado e estimulante a sua disposição. Para complementar a linha pedagógica do método Maria Montessori desenvolveu seu próprio material didático. Este tem a função de ajudar a criança no seu processo de aprendizagem, partindo de uma situação concreta ate a completa abstração do que foi aprendido. No CMEI, as pibidianas acompanham semanalmente as atividades desenvolvidas pelas professoras e observam/auxiliam na rotina das crianças. Dentre as tarefas também está o acompanhamento da turma na sala de atividades Montessoriana, e uma vez ao mês aplicam atividades anteriormente planejadas com o auxílio das supervisoras e da professora orientadora da UNIOESTE. Quinzenalmente é realizada uma reunião com todas as alunas participantes e a professora orientadora, onde é feito estudos sobre o método Montessori, orientação de planejamentos e registros e outras atividades. Com isso, o presente estudo tem como objetivo apresentar algumas atividades realizadas no CMEI e demonstrar a contribuição da proposta Montessoriana de trabalho, bem como o material didático que foi desenvolvido para complementar a sua linha pedagógica. | |