Mostrar registro simples

dc.contributor.authorArthur Magalhães Viola
dc.contributor.authorGabriel Solimeno
dc.contributor.authorWilliam Cavalheiro Dos Santos
dc.date.accessioned2024-10-29T02:07:04Z
dc.date.available2024-10-29T02:07:04Z
dc.date.issued2019-10-07
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91459
dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) 2018, do curso de licenciatura em História, sob orientação do professor Jonatas Marques Caratti (UNIPAMPA), na Escola Municipal Dr Fernando Ribas, no bairro Vencato da cidade de Jaguarão- RS. Nossos objetivos foram: qualificar a formação inicial de professores, já que poucos estudantes de licenciatura vivenciam a realidade escolar antes dos estágios; aproximar os bolsistas ID e estudantes da escola, sabe-se que conhecer a realidade social e educacional dos alunos ajuda, em muito, a reconhecer problemas de ensino e aprendizagem; inovar no uso de metodologias diversificadas que atraiam os alunos por meio do lúdico; valorizar a história local da comunidade percebendo seus espaços e seu patrimônio. Por meio de uma série de reuniões com integrantes da comunidade, pais de alunos e professores identificamos alguns dos problemas que estavam presentes no cotidiano dos alunos, como a falta de interesse e de motivação para estudar, a falta de pertencimento com a história do bairro, além falta de zelo pelo patrimônio público do bairro, A partir destas questões o grupo pensou atividades que despertassem o interesse dos alunos em participar das oficinas e ao mesmo tempo, que desenvolvesse nossa capacidade como docentes antes da nossa participação efetiva na sala de aula. A partir surgiram seis oficinas construídas e ministradas pelos próprios bolsistas ID PIBID núcleo História. Foram elas: xadrez, brincadeiras de rua, dança, teatro, violão, circo e flauta, mas serão abordadas neste artigo o relato de experiência das brincadeiras de rua e flauta, das quais, fomos os mentores. Para realização destas foi utilizado o centro comunitário da Vila Vencato, fundado na década de 1980, como resultado da lutas em prol de políticas públicas direcionadas ao bairro. O espaço possibilitou trabalhar diversas questões referentes a História Local. Com a realização destas atividades o grupo conseguiu obteve um diagnóstico dos alunos, assim percebendo dificuldades de aprendizagem, antes mesmo de entrar em classe. Além disso a experiência] das oficinas proporcionou aos bolsistas ID, uma confiança para execução das aulas de história ministradas durante o projeto.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectAtividades Lúdicas
dc.subjectinclusão social
dc.subjectpertencimento
dc.titleOficinas PIBID
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2553


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples