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dc.contributor.authorAna Mendonça
dc.contributor.authorNathan da Silva
dc.contributor.authorShirley Balastrelli
dc.date.accessioned2024-10-29T02:06:58Z
dc.date.available2024-10-29T02:06:58Z
dc.date.issued2019-10-14
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91436
dc.description.abstractO presente trabalho busca expor a atuação dos residentes pedagógicos do Colégio Estadual Professor Vicente de Carli, localizado em Francisco Beltrão/PR, por meio de uma roda de conversa entre os residentes e os alunos do terceiro ano do turno matutino. Para desenvolver a prática, demandou-se tempo e estudo. Uma vez que, a escola possui defasagem – segundo observação dos residentes - no que norteia o respeito e a harmonia entre os sujeitos que compõe o espaço escolar. A necessidade de se trabalhar esse tema com os alunos do ensino médio, deu-se por meio das observações relativas às manifestações de bullying entre professores e alunos nas aulas observadas. Além disso, tal problemática pode ser vinculada ao conceito transversal pluralidade cultural, que inclusive é de competência da Geografia. Utilizou-se autores que conversam com a problemática do respeito, além de toda a atividade ser pautada nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s, os quais apresentam a temática como componente do currículo da educação básica. Cabe também, a essa atuação dos residentes, despertar a afeição dos alunos em refletir sobre atitudes do cotidiano, para que assim possam entender a importância do respeito no convívio em sociedade.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectMetodologia. Currículo. Pluralidade Cultural.
dc.titleRESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS: UMA CONVERSA SOBRE PLURALIDADE CULTURAL
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2516


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