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dc.contributor.authorIsabela Schmidt Penteado
dc.contributor.authorHellen da Silva
dc.contributor.authorPatricia Vosgrau de Freitas
dc.date.accessioned2024-10-29T02:06:56Z
dc.date.available2024-10-29T02:06:56Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91428
dc.description.abstractEste estudo é resultado das observações e intervenções realizadas pelas acadêmicas do terceiro ano do curso de Licenciatura em Pedagogia, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o qual tem como temática: Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir da inserção no contexto escolar, tornou-se possível observar duas professoras em exercício e identificamos que ambas efetivam práticas de aquisição de leitura e escrita em uma perspectiva de alfabetização e letramento e, visto que, alfabetizar e letrar são processos complexos, questionamos: O PIBID a partir da temática alfabetização e letramento se faz importante para a formação inicial das acadêmicas do curso de Pedagogia? Para tanto, abordamos esta temática, pois, reconhecemos a complexidade que envolve o processo de alfabetizar e letrar crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que, as acadêmicas saem dos cursos de formação de professores sentindo-se receosas para exercer tal função. Por meio deste estudo temos o objetivo de analisar a importância de um programa que propicia inserções em práticas alfabetizadoras, a fim de contribuir para a formação inicial das acadêmicas do curso de Licenciatura em Pedagogia. Para o desenvolvimento deste programa foram realizadas observações e intervenções, as quais foram registradas no diário de diário de bordo, compreendendo-o como um instrumento de observação e reflexão sobre a prática profissional. E para a realização das intervenções foram organizados planejamentos, nos quais as professoras e coordenadora pedagógica contribuíram com determinadas sugestões. Contudo, a partir do desenvolvimento deste estudo, tornou-se perceptível a importância do PIBID para a formação inicial docente, compreendendo-o como uma iniciativa que busca propiciar aos acadêmicos dos cursos de licenciatura a aproximação com contexto escolar, de forma que a temática de alfabetização e letramento no PIBID, tem oferecido suporte para superar as fragilidades dos cursos de graduação, no que se refere à formação do professor alfabetizador, proporcionando a inserção nas práticas alfabetizadoras desenvolvidas na escola, em um movimento reflexivo, articulando as teorias advindas da universidade e as demandas da escola.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subject: Alfabetização e letramento
dc.subjectprofessor alfabetizador
dc.subjectpercurso formativo.
dc.titleA IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2504


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