Mostrar registro simples

dc.contributor.authorElber Godoy
dc.contributor.authorMariele de Mello
dc.contributor.authorSilvio Carneiro Junior
dc.contributor.authorDanislei Bertoni
dc.contributor.authorMárcio Dura Cavagnari
dc.date.accessioned2024-10-29T02:06:53Z
dc.date.available2024-10-29T02:06:53Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91415
dc.description.abstractA formação e a prática do professor de Ciências estão em constante processo de mudança, assim como a sala de aula com alunos que vivenciam em suas experiências diárias, diferentes ferramentas tecnológicas. No cotidiano do ensino e aprendizagem em Ciências, novas ferramentas passam a integrar o trabalho do professor na sala de aula, maximizando práticas e propondo ao aluno as diferentes formas de envolvimento, estimulando o desenvolvimento de suas habilidades e levando-os para um nível de interesse e interatividade por diversas áreas do conhecimento. O programa Residência Pedagógica permite aos acadêmicos a imersão no ambiente escolar, a fim de construir novas práticas educacionais e propiciar um ganho ao processo de ensino-aprendizagem, por meio intervenções pedagógicas, observações e interações com as dependências escolares. Para acadêmicos de Licenciatura, o programa possibilita que esses futuros profissionais do Ensino de Ciências um período de pesquisa e desenvolvimento do seu trabalho docente, tornando-os mais reflexivos e críticos no ambiente escolar e nos processos para a mudança da realidade escolar, tendo como ponto de partida as dificuldades, necessidades e novas ferramentas a serem inseridas neste ambiente para uma efetividade na construção do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm estimulado a interação e o aprendizado dos alunos, e o uso da plataforma Plickers em aulas de ciências propiciou o interesse dos mesmos pelo conteúdo abordado, bem como demonstrou um nível significativo de envolvimento e aprendizado. As ferramentas de TDIC agregadas às práticas docentes possibilitaram uma nova forma de identificar nas turmas quais as dificuldades dos alunos tanto no individual como no coletivo e assim passando a serem vistas como uma possibilidade notória no processo de construção do conhecimento. Assim, ferramentas como o Plickers contribuem com as metodologias adotadas pelo professor de ciências em sala de aula, fazendo com que seja possível esta interação e retorno da prática docente, por meio de um material de resposta mais rápido, com a análise do processo de ensino-aprendizagem. Contendo mais interações para que o aluno assim se interesse pelo processo educacional onde está inserido, apresentando uma melhora nas dificuldades apresentas por alguns alunos em determinadas áreas.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectTecnologia Digitais de Informação e Comunicação
dc.subjectEnsino de Ciências
dc.subjectMetodologia de Ensino.
dc.titleA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PLICKERS COMO FERRAMENTA DE REVISÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2481


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples