Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAnderson Brum de Freitas
dc.contributor.authorGuilherme Pinheiro
dc.contributor.authorJúlia Weingärtner
dc.contributor.authorAna Dias Pereira
dc.contributor.authorEduardo Marks de Marques
dc.date.accessioned2024-10-29T02:06:52Z
dc.date.available2024-10-29T02:06:52Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91412
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar, relatar e discutir o desenvolvimento da oficina planejada pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto Língua Inglesa, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e sua aplicação nas turmas de 7° ano no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Tal oficina foi pensada a partir de discussões da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental (BNCC-EF) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em conjunto com o Coordenador. A cidade de Pelotas é conhecida por receber uma quantidade considerável de turistas durante o ano em seus mais diversos eventos. Com isso, as chances de interações com falantes não-nativos do português tornam-se uma real possibilidade na vida dos seus cidadãos. Depois de várias discussões para decidir como seria possível tentar atingir essa realidade, chegou-se à conclusão que trabalhar com ‘direções’ e ‘localizações’ na Língua Inglesa seria a melhor forma de aumentar a preparação nos alunos. Escolheu-se o sétimo ano do Ensino Fundamental por tratar-se de um conteúdo um pouco complexo para o ambiente escolar. Além disso, esse é conhecido por ser o segundo ano de contato oficial de um aluno com a língua estrangeira, o que contribui para uma maior compreensão dos tópicos trabalhados. A partir da noção de Língua Inglesa como uma língua franca se propôs a tratar do tema “Direções” visando promover uma aula que relacione o uso da língua à uma situação real, qual seja, dar informações à um estrangeiro e como se localizar em uma cidade estranha. As aulas foram organizadas em quatro encontros e abordaram as quatro competências linguísticas: writing, reading, listening e speaking. Após a finalização de todas as aulas, distribuiu-se um questionário com perguntas relacionadas à oficina para promover um maior feedback dos alunos ao trabalho realizado.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectPIBID
dc.subjectLíngua Inglesa
dc.subjectOficina
dc.subjectDireções
dc.titleO APRENDIZADO DE LOCALIZAÇÕES DA LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO ESCOLAR DE MODO A PROMOVER EVENTUAIS/POSSÍVEIS INTERAÇÕES DE ALUNOS DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2474


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples