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dc.contributor.authorÁlvaro Oliveira
dc.contributor.authorKaryne Sharara
dc.contributor.authorFabiane Leite
dc.date.accessioned2024-10-29T02:06:51Z
dc.date.available2024-10-29T02:06:51Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91406
dc.description.abstractEste relato tem como objetivo refletir sobre as atividades desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica por meio da realização do Estágio Curricular Supervisionado III: Ciências do Ensino Fundamental, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. O estágio foi desenvolvido no município de Cerro Largo, Estado do Rio Grande do Sul- Brasil, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Otto Flach, com a turma do 7º ano do ensino fundamental. O estágio teve como objetivo proporcionar aos licenciandos/residentes vivenciar à docência em Ciências, colocando em prática saberes adquiridos durante todo o processo de graduação. O estágio ocorreu durante um período de 51 horas, em que foram desenvolvidas 35 horas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Otto Flach e 16 horas de projeto pedagógico na mesma. Na escola, optamos por trabalhar com o 7° ano, que é composto por 21 alunos. Em relação aos conteúdos que trabalhamos com o 7º ano, foram ministrados: teorias da evolução, célula e classificação dos seres vivos, vírus, Reino Monera, Reino Protista, Reino Plantae, cientistas brasileiros e suas descobertas. Notamos que o estágio proporciona a nós licenciandos um momento ímpar de aprendizado para a nossa formação acadêmica, pois, ao longo do estágio, percebemos a importância de se ter um bom planejamento de aulas e de ter um “plano B” (caso o planejado não dê certo). Por fim, estar sempre bem preparada para possíveis mudanças e em busca do melhor conteúdo e da melhor metodologia de ensino para oferecer aos alunos. O estágio curricular supervisionado III é um elemento essencial na formação do aluno acadêmico, item o qual incentivará o desenvolvimento para a docência na graduação. É neste instante em que o estagiário usa a teoria na prática, sempre buscando uma reflexão após cada aula para melhorias e mudanças ao longo deste período. Assim, as experiências vivenciadas neste estágio permitiram analisar qual é o trabalho do professor de Ensino Fundamental II e como se pode estar inserido dentro dele, com todas as suas problemáticas e construções. O estágio também permitiu produzir o conhecimento prático do trabalho vivenciado na escola pública.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectEstágio supervisionado
dc.subjectFormação de professores, Ensino de ciências.
dc.titleA EXPERIÊNCIA DA DOCÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2459


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