DOCÊNCIA COMO VIA DE MÃO DUPLA: REFLEXÕES ACERCA DO DIÁLOGO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE DOCENTES E DISCENTES INTEGRANTES DO PIBID.
Data
2019-10-15Autor
Daniela da Silva
Cauana da Silva
Cecília Antonucci
Mayara Ferro
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A partir de uma experiência situada na Universidade Estadual de Maringá (UEM), durante um ano de participação das autoras no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Ciências Sociais, a atual pesquisa tem o propósito de refletir sobre a influência dos alunos que participam do programa na formação dos professores supervisores, visto que, há uma relação de alteridade entre estes. Assim, contamos com o auxílio de bibliografias sobre o tema, o olhar narrativo do pesquisador, na condição de observador-participante e com depoimentos dos professores supervisores que relataram suas experiências no ensino em geral e durante a sua participação no programa. Os resultados além de indicarem um potencial de relevância para o fortalecimento e continuidade desse projeto docente também nos faz compreender a via de mão dupla que a docência nos permite viver, além de vislumbrar outras questões que foram desenvolvidas ao decorrer do trabalho