IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO DISCENTE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLOGIAS
Resumo
Ao longo dos anos as políticas públicas educacionais sofreram inúmeras transformações, visando oferecer uma melhor qualidade de ensino. Todavia, existe uma crescente desvalorização dos professionais da educação e concomitante a esta ocorre a desvalorização das Licenciaturas. Deste modo, surgiram diversos movimentos de incentivo aos licenciados, como por exemplo o PIBID, através deste programa o discente pode ter uma melhor preparação para sua carreira enquanto docente através da vivência em sala e aula. O PIBID foi implementado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR- Instituto Federal do Paraná, campus Umuarama no ano de 2018, entre os meses 10/2018 e 04/2019 a partir disso ocorrem observações e visitas periódicas ao mesmo. Durante este período foi possível observar aspectos básicos entre o IFPR e o Colégio Estadual Dra. Zilda Arns, em Umuarama. Através do método de observação passiva e respeitando as limitações de cada instituição. Foi verificado que existem diferenças que não passam desapercebidas, pôde-se notar que o IFPR, no período observado, não oferece alimentação gratuita aos estudantes, já o colégio oferece, entretanto, suas salas de aula são menores e sem ar condicionado o que em dias quentes acaba afetando o andamento das aulas. A quantidade de alunos e o comportamento em sala de aula também foi considerado, no colégio são entre 30 a 40 alunos por sala, boa parte apresenta comportamento rebelde durante as aulas, prejudicando o desenvolvimento do conteúdo e o trabalho do professor. No IFPR são de 20 a 30 alunos por sala, além da menor quantidade nota-se também que há uma diferença no comportamento dos estudantes do Instituto, geralmente são mais calmos, permanecem em silêncio durante as explicações, questionam sobre os temas apresentados e são mais críticos. Outro ponto muito importante que chama a atenção é a dedicação exclusiva que os professores do IFPR dispõem, por lecionarem somente no Instituto conseguem desenvolver projetos e prestar um melhor atendimento aos seus alunos, já os professores do Colégio Zilda Arns tem muita dificuldade no desenvolvimento de projetos e de disponibilização de tempo para atender os alunos, apesar dos esforços realizados para isso. Os Professores do Colégio Zilda Arns também não conseguem desenvolver atividades a longo prazo, pois geralmente necessitam atender outras escolas, com isso ocorre uma drástica redução de tempo suficiente para execução de todas as tarefas, o que acaba prejudicando o desenvolvimento dos alunos. Espera-se que as diferenças entre as instituições federais e estaduais sejam minimizadas buscando a melhoria da educação.