Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRafaelly Schier Fernandes
dc.contributor.authorJoão Afinovicz de Lima
dc.contributor.authorTauna Barbosa
dc.contributor.authorCecilia Hauresko
dc.date.accessioned2024-10-29T02:06:46Z
dc.date.available2024-10-29T02:06:46Z
dc.date.issued2019-10-08
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91386
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo apresentar como vem se delineando o subprojeto de Geografia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, desenvolvido em parceria com o Colégio Estadual Antônio Tupy Pinheiro de Guarapuava no Paraná, desde agosto de 2018 até o presente. Importante esclarecer que o PIBID objetiva aproximar os acadêmicos bolsistas do curso de Geografia da realidade escolar e promover interações entre a instituição formadora, a universidade e as escolas de educação básica. Dessa forma, busca proporcionar aos acadêmicos desde o início dos cursos de Licenciatura, experiências pedagógicas que promovam qualitativamente a aprendizagem da ciência geográfica, mesmo antes da realização dos estágios obrigatórios. Em linhas gerais, este trabalho mostra as ações desenvolvidas pelo grupo, dando destaque a atividade de regência em sala de aula, alicerçada na construção de materiais didáticos que foram confeccionados para buscar a ludicidade no processo de ensino-aprendizagem junto a alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Trata-se de um jogo desenvolvido para a aula de regência sobre os Tipos Climáticos. Com base nas observações feitas durante a execução das ações foi possível verificar o nível de absorção do conhecimento e a capacidade de cada discente, suas potencialidades bem como habilidades no desempenho de algumas atividades. As ações planejadas no PIBID de Geografia têm como foco a realização de aulas mais dinâmicas e atrativas, não sendo limitadas apenas a práticas tradicionais, que por vezes, rotulam a Geografia como uma disciplina de pouca importância. Concluímos com base nas ações realizadas que estas foram bem desenvolvidas e que a aplicação do jogo em sala de aula foi decisiva para a verificação do nível de compreensão do tema abordado, pelos alunos.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectPIBID, Geografia, Relato, Ações
dc.titleCONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DAS AÇÕES REALIZADAS NO COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO TUPY PINHEIRO
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2422


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples