CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DAS AÇÕES REALIZADAS NO COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO TUPY PINHEIRO
Data
2019-10-08Autor
Rafaelly Schier Fernandes
João Afinovicz de Lima
Tauna Barbosa
Cecilia Hauresko
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar como vem se delineando o subprojeto de Geografia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, desenvolvido em parceria com o Colégio Estadual Antônio Tupy Pinheiro de Guarapuava no Paraná, desde agosto de 2018 até o presente. Importante esclarecer que o PIBID objetiva aproximar os acadêmicos bolsistas do curso de Geografia da realidade escolar e promover interações entre a instituição formadora, a universidade e as escolas de educação básica. Dessa forma, busca proporcionar aos acadêmicos desde o início dos cursos de Licenciatura, experiências pedagógicas que promovam qualitativamente a aprendizagem da ciência geográfica, mesmo antes da realização dos estágios obrigatórios. Em linhas gerais, este trabalho mostra as ações desenvolvidas pelo grupo, dando destaque a atividade de regência em sala de aula, alicerçada na construção de materiais didáticos que foram confeccionados para buscar a ludicidade no processo de ensino-aprendizagem junto a alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Trata-se de um jogo desenvolvido para a aula de regência sobre os Tipos Climáticos. Com base nas observações feitas durante a execução das ações foi possível verificar o nível de absorção do conhecimento e a capacidade de cada discente, suas potencialidades bem como habilidades no desempenho de algumas atividades. As ações planejadas no PIBID de Geografia têm como foco a realização de aulas mais dinâmicas e atrativas, não sendo limitadas apenas a práticas tradicionais, que por vezes, rotulam a Geografia como uma disciplina de pouca importância. Concluímos com base nas ações realizadas que estas foram bem desenvolvidas e que a aplicação do jogo em sala de aula foi decisiva para a verificação do nível de compreensão do tema abordado, pelos alunos.