• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DAS AÇÕES REALIZADAS NO COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO TUPY PINHEIRO

    Thumbnail
    Data
    2019-10-08
    Autor
    Rafaelly Schier Fernandes
    João Afinovicz de Lima
    Tauna Barbosa
    Cecilia Hauresko
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este trabalho tem por objetivo apresentar como vem se delineando o subprojeto de Geografia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, desenvolvido em parceria com o Colégio Estadual Antônio Tupy Pinheiro de Guarapuava no Paraná, desde agosto de 2018 até o presente. Importante esclarecer que o PIBID objetiva aproximar os acadêmicos bolsistas do curso de Geografia da realidade escolar e promover interações entre a instituição formadora, a universidade e as escolas de educação básica. Dessa forma, busca proporcionar aos acadêmicos desde o início dos cursos de Licenciatura, experiências pedagógicas que promovam qualitativamente a aprendizagem da ciência geográfica, mesmo antes da realização dos estágios obrigatórios. Em linhas gerais, este trabalho mostra as ações desenvolvidas pelo grupo, dando destaque a atividade de regência em sala de aula, alicerçada na construção de materiais didáticos que foram confeccionados para buscar a ludicidade no processo de ensino-aprendizagem junto a alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Trata-se de um jogo desenvolvido para a aula de regência sobre os Tipos Climáticos. Com base nas observações feitas durante a execução das ações foi possível verificar o nível de absorção do conhecimento e a capacidade de cada discente, suas potencialidades bem como habilidades no desempenho de algumas atividades. As ações planejadas no PIBID de Geografia têm como foco a realização de aulas mais dinâmicas e atrativas, não sendo limitadas apenas a práticas tradicionais, que por vezes, rotulam a Geografia como uma disciplina de pouca importância. Concluímos com base nas ações realizadas que estas foram bem desenvolvidas e que a aplicação do jogo em sala de aula foi decisiva para a verificação do nível de compreensão do tema abordado, pelos alunos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91386
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV