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dc.contributor.authorNatanieli Luiz dos Santos
dc.contributor.authorCaliandra Kevin Alves
dc.contributor.authorDara Maciel Anastácio
dc.date.accessioned2024-10-29T02:06:44Z
dc.date.available2024-10-29T02:06:44Z
dc.date.issued2019-10-09
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91375
dc.description.abstractO presente trabalho reflete uma pesquisa teórica e de campo do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas: Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul/PR, tendo por tema averiguar o processo da Educação Escolar Indígena entre os Kaingang da Terra Indígena de Mangueirinha, Paraná. A pesquisa foi empreendida no contexto do Programa Residência Pedagógica, um programa que visa a qualificação da formação docente em cursos de licenciatura. A pesquisa teve por objetivo analisar as peculiaridades e o processo de aculturação na educação escolar indígena, pois averiguamos que os atuais educandos do colégio acabam não recebendo na escola os ensinamentos de seus antepassados. A observação foi realizada nas dependências do Colégio Estadual Indígena Kokoj Ty Han Ja, que por sua vez passou por diversas nomenclaturas ao longo do tempo. Esta é uma instituição diferenciada em meio às demais instituições de ensino, sobretudo nas práticas e intervenções pedagógicas, pois o poder do cacique toma frente em todos os campos do território, incluindo a educação. A pergunta principal deste trabalho é como os fatores culturais, sociais e políticos podem vir a influenciar no processo de aculturação na educação escolar indígena e o poder que uma liderança pode ter sobre esta instituição. Será efetuada a análise do método de ensino da escola e as leis que a regem em um território indígena, seguindo leituras que contribuem para a discussão desta temática, além da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Constituição Federal de 1988 e a legislação da Educação Indígena. Ressaltamos no trabalho o processo histórico da conquista pela terra que os Kaingangs travaram durante o século XX na Terra Indígena de Mangueirinha, localizada entre os municípios de Mangueirinha, Coronel Vivida e Chopinzinho, no Paraná. Observou-se a relação entre a educação dos ancestrais e a educação nas relações familiares nos dias de hoje. Além disso, será analisada a importância da comunidade escolar para a realização de atividades de retomada e revitalização cultural.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectEducação escolar indígena
dc.subjectTerra Indígena de Mangueirinha
dc.subjectPrograma Residencia Pedagógica
dc.titleO PROCESSO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA KAINGANG NA TERRA INDÍGENA DE MANGUEIRINHA, PARANÁ.
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2407


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