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dc.contributor.authorElias Ferreira
dc.contributor.authorFlávio Pereira
dc.contributor.authorJeferson Barbosa
dc.contributor.authorKelly Vieira dos Santos
dc.date.accessioned2024-10-29T02:06:42Z
dc.date.available2024-10-29T02:06:42Z
dc.date.issued2019-10-11
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91369
dc.description.abstractO artigo apresentado foi realizado em função do Programa Residência Pedagógica, o objetivo central do trabalho era uma caracterização do espaço em que a escola se situa, pontuando dessa maneira elementos que iram se inserir no contexto escolar. Os levantamentos de dados e pesquisa, se apresenta como uma maneira de Inventário da Realidade, mapeando o contexto, e estruturando para futuras pesquisas. O estudo exploratório da comunidade nos permite observar elementos ligado ao contexto escolar como: agricultura familiar camponesa, espaço como área de assentamento, os movimentos sociais, e o ponto central, à educação, nesse caso a Educação do Campo. A centralidade sobre a Educação do Campo aqui apresentada, remete o grande desmantelar que se apresenta a educação nacional, essa perspectiva de educação tem como objetivo compreender as especificidades dos sujeitos do campo, uma construção de educação a partir da realidade dos sujeitos, ideia essa que contrapõem a educação homogêneas refletida pelo sistema Capitalista. A análise em perspectiva teórica, pontuando os elementos de construção da Educação do Campo a partir da análise de CALDART (2008), sobre o nascimento da Educação do Campo como uma luta dos Movimentos Sociais, nesse caso, a luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), sobre o embate da escola de fazendo a leitura de PISTRAK (2000), se baseando na estrutura da escola como ela se apresenta na sociedade. A escola se apresenta fragilizada em alguns aspectos, no planejamento por a pouca inserção dos alunos, e com relação aos professores que se apresentam desestruturado ao procurar uma saída para os problemas escolares, a reorganização desse planejamento se mostra essencial para o organização escolar e para a implantação da Educação do Campo para atender esses polos fragilizados.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectResidência Pedagógica
dc.subjectEducação do Campo
dc.subjectColégio Olga Benário Prestes
dc.subjectInventário da Realidade;
dc.titleINVENTÁRIO DA REALIDADE Colégio Estadual do Campo Olga Benário Prestes
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs2398


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