dc.description.abstract | Este trabalho apresenta resultados parciais de uma ação do Subprojeto Pedagogia EDITAL CAPES N. 07/2018, cujo objetivo foi o de compreender a importância da realização de avaliação diagnóstica da leitura e da escrita como elemento organizador de ações pedagógicas no ciclo de alfabetização. As atividades de avaliação diagnóstica com as turmas do ciclo de alfabetização foram desenvolvidas nos meses de março a maio de 2019 nas três escolas que fazem parte do PIBID Pedagogia UFPel. Desenvolvemos as atividades de iniciação à docência, semanalmente, em duas escolas da rede municipal e uma da rede estadual de Pelotas, denominadas doravante “A”, “B” e “C”, respectivamente. As vinte e sete bolsistas ID estão distribuídas em duplas ou trios em dez turmas do ciclo de alfabetização e uma turma da educação infantil. Na escola “A” trabalhamos com uma turma de primeiro ano, uma de segundo ano e duas de terceiro ano. Na escola B desenvolvemos atividades com duas turmas de primeiro ano e uma turma de pré-escola, com crianças de cinco anos. Na escola “C” quatro turmas são atendidas, duas de segundo ano e duas de terceiro ano. Para fins deste texto, apresentaremos os dados coletados em uma das turmas de 3º ano da escola “C”. Para tanto, apresentamos elementos que nos ajudam a compreender o desenvolvimento da avaliação diagnóstica no contexto escolar e os encaminhamentos didáticos oriundos desta prática. Palavras-chave: avaliação diagnóstica; linguagem escrita, planejamento. | |