Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGabriel Vaz
dc.date.accessioned2024-10-29T02:05:49Z
dc.date.available2024-10-29T02:05:49Z
dc.date.issued2019-10-06
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91087
dc.description.abstractRESUMO O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as experiências do subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido na Escola de Educação Básica Professor Nelson Horosteck, relatando as atividades do projeto que está sendo desenvolvido com turmas do 6° e 7° ano do ensino fundamental e as turmas do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio, bem como refletir sobre a formação e as práticas docentes dos participantes do programa através do desenvolvimento de ações em diferentes espaços escolares, de maneira que o discente não venha a se prender somente à sala de aula, mas que possa estimular sua criatividade desenvolvendo produções para além da estrutura da sala de aula, que perpassam desde a elaboração de gincanas e questionários socioeconômicos à materiais de apoio. Ressaltar a importância do projeto para os alunos de licenciatura enquanto futuros educadores, enxergando o PIBID como uma considerável alternativa para a formação plena do acadêmico que se insere no programa, que ele venha a aprender desde cedo a ser capaz de lidar com os contratempos presentes no exercício do magistério, pensar o programa como formação contínua do licenciado, não só devido às diversas experiências que o projeto proporciona a todos os atores envolvidos, como também incentivar a formação docente voltada para educação básica, elevando a qualidade da formação inicial dos futuros docentes, incentivando as escolas públicas de ensino básico mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para a prática do magistério, como dispõe o edital do programa. Permitindo assim não só uma aproximação dos acadêmicos com o ambiente escolar, como também da Universidade com a comunidade a qual ela está inserida. Levando em consideração os processos de reflexão na ação e sobre a ação como catalisador de melhores práticas, que vem sendo defendido por diversos autores do século XXI.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectPIBID
dc.subjectPrática Docente
dc.subjectRelação Universidade-Escola.
dc.titleO PIBID como caminho para a formação docente: relatos de experiências do subprojeto de História na Escola de Educação Básica Professor Nelson Horosteck - Chapecó (SC).
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs1895


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples