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dc.contributor.authorAmanda Cruz
dc.contributor.authorFelipe Goinski
dc.contributor.authorVictor Santana
dc.contributor.authorEdna Sakon
dc.contributor.authorGlaci Walesko
dc.date.accessioned2024-10-29T02:05:47Z
dc.date.available2024-10-29T02:05:47Z
dc.date.issued2019-10-06
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91075
dc.description.abstractO bullying se apresenta na escola como um grande problema a ser enfrentado dentro da nossa sociedade e a mudança pode começar na sala de aula, e porque não na aula de matemática? O presente trabalho apresenta uma forma simples de abordar o tema envolvendo-o ao conteúdo de matemática. Esta atividade faz parte do programa Residência Pedagógica, como projeto de Intervenção Pedagógica, em desenvolvimento nas turmas de 9° ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Santa Cândida, em Curitiba, Paraná. Foram realizados, até o momento, quatro planos de aula que envolvem o tema bullying à matemática. Os planos de aula aqui apresentados foram elaborados visando abordar temas comumente revisados neste período escolar, dentre eles: a regra de três, porcentagens e gráficos. O objetivo dessa proposta de intervenção é mudar a realidade dessas turmas, combatendo as práticas de bullying dentro da escola, ao desenvolver atividades matemáticas que mostram o impacto dessas atitudes na sociedade.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectRegra de três
dc.subjectGráfico de barras
dc.subjectFrequência Relativa.
dc.titleBULLYING NA SALA DE AULA: COMO RELACIONAR COM A MATEMÁTICA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs1867


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