Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAna Carolina Reis Flores
dc.contributor.authorBianca Teixeira dos Santos
dc.date.accessioned2024-10-29T02:05:46Z
dc.date.available2024-10-29T02:05:46Z
dc.date.issued2019-10-06
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91066
dc.description.abstractO objetivo principal que entrelaça esta comunicação está centrado nas dificuldades e possibilidades de explorar o uso de documentos fotográficos nas aulas de história. A atividade foi desenvolvida em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro no decorrer do projeto História do PIBID/CAPES/UDESC. Nas aulas desenvolvidas foi problematizado o processo de urbanização e higienização da cidade de Florianópolis no século XX, no qual foram analisados e interpretados documentos fotográficos tanto do século passado como fotografias atuais da cidade. Desse modo, durante a experiência escolar mencionada, foram desenvolvidas em grupos as seguintes atividades: análise dos documentos, comparação das fotografias do século passado e de fotografias atuais, e questões que investigaram as ideias prévias dos estudantes, os seus interesses e reflexão crítica sobre o processo de transformações urbanas e suas consequências. Com esta atividade foi possível consolidar percepções acerca das rupturas e permanências temporais e espaciais do período em questão, bem como desenvolver sua capacidade narrativa de modo a que os alunos pudessem se colocar como agentes históricos; também construir relações entre o cenário do processo higienista, cujo qual mirava nas populações que, forçadamente, migraram para as encostas dos morros da cidade; e a paisagem atual da cidade, que acentua esse contraste classista e racista perante as ocupações dos espaços da mesma. As aulas desenvolvidas possibilitaram aproximar a turma com a história local de Florianópolis, e principalmente, compreender esses processos estudados não como algo que "ficou no passado", mas sim como parte de uma estrutura que se perpetua também no cotidiano e nas relações dos moradores no século XXI. Para a reflexão sobre experiência e bagagem dialogaremos com Larrosa (2002) e Rocha (2013). Sobre fotografia utilizaremos Burke (2004) e sobre história local e ensino de história teremos como base Fonseca (2003) e Silva (2016).
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectPIBID
dc.subjectFotografias
dc.subjectHistória local de Florianópolis.
dc.titleEntre fotografias e experiências: o uso de documentos no ensino de História através do projeto PIBID
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs1853


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples