Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMartha Böck
dc.contributor.authorEmily Barbosa
dc.contributor.authorcaroline santana
dc.contributor.authorMarcos Torres
dc.contributor.authorFabiana D'Amacis
dc.date.accessioned2024-10-29T02:05:38Z
dc.date.available2024-10-29T02:05:38Z
dc.date.issued2019-10-05
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/91009
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir o processo de criação e desenvolvimento de uma aula elaborada por alunas do curso de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participantes do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID). A prática ocorreu com educandos do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professor Lysímaco Ferreira da Costa, na cidade de Curitiba, e teve como tema o ensino das regiões e divisão política do Brasil. A metodologia foi pensada de modo a introduzir o assunto tanto para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, como para turmas do 6º ano. A metodologia adotada teve suas diretrizes pautadas nas tendências pedagógicas críticas de forma a cumprir o objetivo de formar alunos com este perfil. A partir disso, a proposta da atividade consistia na montagem coletiva de um quebra-cabeça, onde cada peça representava uma unidade federativa e cada cor uma região diferente, formando, por fim, o mapa do Brasil. Dessa forma, a atividade desenvolvida proporcionou um estudo da divisão territorial e espacial do país e levou a participação e cooperação entre os alunos que se tornaram agentes ativos dentro de sala de aula, possibilitando também uma rica troca de saberes vividos entre educandos e educadores.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul
dc.subjectPalavras-chave: metodologias alternativas, tendências pedagógicas críticas, divisão política do Brasil.
dc.titleQUEBRA CABEÇA: TERRITÓRIO E DIVISÃO POLÍTICA DO BRASIL
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs1739


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples