XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR (2023): Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-37 of 37
-
SOFTWARES E SIMULADORES EDUCACIONAIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO ESTADO DO PARANÁ: MAPEANDO A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOS PROFESSORES/AS FORMADORES/AS
(2023-02-13)Este trabalho tem como objetivo sistematizar a compreensão de docentes formadores de professores/as de Química sobre sua formação prévia e atual prática de ensino em relação aos softwares e simuladores educacionais, aplicados ... -
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO BRASIL: EMERGÊNCIA, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS
(2023-02-01)A produção acadêmica brasileira a respeito do Ensino por Investigação sofreu significativa expansão ao longo das décadas, transformando-o em uma tendência pedagógica atual no Ensino de Ciências. Diante desse contexto, essa ... -
A REPRESENTAÇÃO DE CIÊNCIA E CIENTISTA NOS CAMPEÕES DO JOGO LEAGUE OF LEGENDS
(2023-02-13)As dificuldades ao se ensinar ciências para o estudante fizeram com que diversas metodologias de ensino surgissem nas últimas décadas. Uma das estratégias que surge é a utilização dos jogos, buscando aproximar o cotidiano ... -
A FORMAÇÃO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL
(2023-02-13)Esta pesquisa qualitativa apresenta como tema de investigação a participação dos professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Curitiba na formação continuada sobre robótica educacional promovida pela ... -
PROFESSORES DE CIÊNCIAS BILÍNGUE (LIBRAS - PORTUGUÊS): DA FORMAÇÃO ÀS PRÁTICAS EM UMA ESCOLA BILÍNGUE DE CURITIBA
(2023-02-13)A presente pesquisa busca relacionar o percurso formativo às práticas em sala de aula de professores de Ciências que atuam em uma escola bilíngue (Libras - Português) em Curitiba - Paraná. Em uma pesquisa qualitativa do ... -
DISCURSOS DE PROFESSORES SOBRE INOVAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA SALA DE INOVAÇÃO GOOGLE DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FORTALEZA
(2023-02-13)Trata-se aqui de uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória que tem como objetivo principal compreender as relações entre inovação e ensino de ciências a partir do discurso e das práticas desenvolvidas por professores ... -
FEMINISMOS NEGROS: (RE)EXISTÊNCIAS DE MULHERES NEGRAS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS
(2023-02-13)A presente pesquisa tem como objetivo produzir sentidos a partir das trajetórias e experiências vividas por pesquisadoras negras que atuam nos cursos de Ciências Exatas da UFPR. Para tanto, a produção dos dados ocorreu por ... -
CONSTRUÇÕES DE MODELOS MATEMÁTICOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA
(2023-02-13)Esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo de resolução de problemas e construção de modelos matemáticos de crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental promovidos por práticas com Modelagem Matemática a partir ... -
POSSIBILIDADES MATEMÁTICAS DECOLONIAIS EM SEUS ASPECTOS INTERCULTURAIS, EPISTEMOLÓGICOS E ETNOMATEMÁTICOS: POR UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMO PRÁTICA SUBVERSIVA
(2023-02-13)O movimento de decolonialidade matemática consiste em uma proposta de mobilização epistemológica. Nesse sentido, o resumo expandido tem como objetivo apresentar como os conceitos decoloniais foram integrados com a Educação ... -
AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DO INSTRUMENTO PROPOSTO POR VELEDA E BURAK (2020)
(2023-02-13)Este trabalho se configura como um resumo do projeto de pesquisa de mestrado. Foi definido como problema de pesquisa: quais as contribuições do instrumento elaborado por Veleda e Burak (2020) para a avaliação contínua de ... -
RETRATOS DA CIDADANIA: PERSPECTIVAS DE UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
(2023-02-13)Este trabalho apresenta uma proposta de pesquisa de doutorado cujo objetivo principal é investigar de que modo os cursos de licenciatura em Física promovem uma formação que, efetivamente, leve em conta o papel da educação ... -
Conhecimentos docentes sobre Resolução de Problemas no ensino de Matemática nos Anos Iniciais
(2023-02-13)Esta investigação tem como objetivo analisar e sistematizar os conhecimentos docentes inerentes à Resolução de Problemas no ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os pilares teóricos que embasam a ... -
ENSINO DE GEOMETRIA NA ABORDAGEM DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM
(2023-02-13)A presente pesquisa tem por objetivo analisar práticas pedagógicas que promovam a empatia em estudantes em relação a indivíduos com deficiência nas aulas de matemática. Dessa forma, primeiramente buscamos compreender a ... -
POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: NÃO DÁ PARA BRINCAR DE NADA QUE NÃO HÁ MATEMÁTICA
(2023-02-13)O estudo discute uma proposta de pesquisa que pretende analisar o que professores percebem sobre o brincar em aulas de Matemática nos anos iniciais, após realizarem uma formação que considera as percepções de crianças. A ... -
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ESTUDANTIS SOBRE O BIOMA MATA ATLÂNTICA
(2023-02-13)Atualmente, a Mata Atlântica brasileira é um dos biomas mais ameaçados do planeta. Considerando a importância social, cultural e ambiental da conservação dos biomas, a pergunta que nossa pesquisa se propõe investigar é: ... -
PRÁTICAS DIDÁTICAS BASEADAS NO PERFIL TEÓRICO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA À LUZ DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO
(2023-02-13)Diante do atual cenário de pesquisas vinculadas à Educação, o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) é importante para o amplo acesso a uma educação tecnológica. Entretanto, quando essas ferramentas ... -
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARTICIPANTES DE GRUPO DE ESTUDO DE AULA
(2023-02-13)Discussões sobre a formação continuada de professores foram aventadas nas últimas décadas e o Estudo de Aula (EA) se mostrou como uma possibilidade formativa direcionada para prática letiva e centrada no professor. Os ...