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dc.contributor.advisorAlle, Lupe Furtadopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorRothert, Rafael Lopespt_BR
dc.date.accessioned2024-10-03T16:25:17Z
dc.date.available2024-10-03T16:25:17Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/90012
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Lupe Furtado Allept_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A evolução é considerada uma das, se não a mais transversal área do estudo biológico, sendo amplamente discutida sob à luz da ciência e da sociedade. Da mesma maneira, o ensino dos conceitos relativos à teoria proposta por Charles Darwin é igualmente complexo, e fundamental para que os estudantes tenham uma compreensão sobre a relação das espécies com o mundo em que habitam. Pensando nisso, estabelecer um paralelo de como a evolução é ensinada com base na estruturação curricular, e na relação dos professores e alunos é importante para identificar as principais falhas e impedimentos para que ocorra um ensino de qualidade. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica em reservatórios de artigos e em sites oficiais dos respectivos países buscando por documentos oficiais, diretrizes e parâmetros de ensino, e relatos de diferentes contextos educacionais, a fim de estabelecer uma comparação entre os países americanos e europeus analisados. Foram encontradas várias similaridades entre os países, sendo que problemas relacionados à interferência religiosa e à estruturação curricular são mais frequentes. Após o levantamento e posterior análise ficou claro que é necessário que as diretrizes educativas sejam bem estruturadas para garantir que o ensino seja realizado sem interferência de fatores externos, como religião, cultura e falta de capacitação docente. Pode-se observar que tais fatores influenciam o ensino de evolução no Brasil e em outros países, sendo possível estabelecer um panorama internacional, que permite uma visualização mais clara dos fatores a serem melhorados dentro de cada contexto educacionalpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino - Brasilpt_BR
dc.subjectEvolução (Biologia)pt_BR
dc.subjectEnsino - Europapt_BR
dc.subjectEnsino - Estados Unidospt_BR
dc.titleEducação, evolução e sociedade : panorama internacional do ensino de evoluçãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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