• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação, evolução e sociedade : panorama internacional do ensino de evolução

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_RAFAEL_LOPES_ROTHERT.pdf (1.252Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Rothert, Rafael Lopes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A evolução é considerada uma das, se não a mais transversal área do estudo biológico, sendo amplamente discutida sob à luz da ciência e da sociedade. Da mesma maneira, o ensino dos conceitos relativos à teoria proposta por Charles Darwin é igualmente complexo, e fundamental para que os estudantes tenham uma compreensão sobre a relação das espécies com o mundo em que habitam. Pensando nisso, estabelecer um paralelo de como a evolução é ensinada com base na estruturação curricular, e na relação dos professores e alunos é importante para identificar as principais falhas e impedimentos para que ocorra um ensino de qualidade. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica em reservatórios de artigos e em sites oficiais dos respectivos países buscando por documentos oficiais, diretrizes e parâmetros de ensino, e relatos de diferentes contextos educacionais, a fim de estabelecer uma comparação entre os países americanos e europeus analisados. Foram encontradas várias similaridades entre os países, sendo que problemas relacionados à interferência religiosa e à estruturação curricular são mais frequentes. Após o levantamento e posterior análise ficou claro que é necessário que as diretrizes educativas sejam bem estruturadas para garantir que o ensino seja realizado sem interferência de fatores externos, como religião, cultura e falta de capacitação docente. Pode-se observar que tais fatores influenciam o ensino de evolução no Brasil e em outros países, sendo possível estabelecer um panorama internacional, que permite uma visualização mais clara dos fatores a serem melhorados dentro de cada contexto educacional
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/90012
    Collections
    • Licenciatura [219]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV