dc.contributor.advisor | Tureck, Luciane Viater, 1984- | pt_BR |
dc.contributor.other | Santos, Mariana Perez dos, 1995- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Bernsdorf, Isabela Cristina | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T03:55:14Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T03:55:14Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/89300 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Luciane Viater Tureck | pt_BR |
dc.description | Coorientador: | pt_BR |
dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências
Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente estudo procurou investigar os aspectos do processo de ensino e aprendizagem associados a aplicação de uma sequência didática que trabalhou o conteúdo de evolução e genética, previsto na matriz curricular do terceiro ano do ensino médio. O método de ensino inovador utilizado neste trabalho foi o ensino por investigação, pautado na elaboração de questionamentos e busca por respostas por parte do aluno, sendo o papel do professor planejar e conduzir todo o processo. A sequência didática foi aplicada em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Curitiba, utilizando questionários diagnósticos no começo e no final da sequência. Apenas resultados dos dados qualitativos foram satisfatórios, demonstrando que a sequência teve impactos na argumentação dos alunos. Como conclusão do trabalho, os resultados obtidos podem agregar informações e contribuir para discussões no campo do ensino e da educação, além do trabalho em si ter contribuído diretamente para a aprendizagem dos participantes | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Método de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Ensino por investigação : uma abordagem sobre evolução humana e os mecanismos genéticos associados à diversidade aplicada ao Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |