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dc.contributor.advisorTureck, Luciane Viater, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherSantos, Mariana Perez dos, 1995-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorBernsdorf, Isabela Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T03:55:14Z
dc.date.available2024-08-08T03:55:14Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/89300
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Luciane Viater Tureckpt_BR
dc.descriptionCoorientador:pt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo procurou investigar os aspectos do processo de ensino e aprendizagem associados a aplicação de uma sequência didática que trabalhou o conteúdo de evolução e genética, previsto na matriz curricular do terceiro ano do ensino médio. O método de ensino inovador utilizado neste trabalho foi o ensino por investigação, pautado na elaboração de questionamentos e busca por respostas por parte do aluno, sendo o papel do professor planejar e conduzir todo o processo. A sequência didática foi aplicada em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Curitiba, utilizando questionários diagnósticos no começo e no final da sequência. Apenas resultados dos dados qualitativos foram satisfatórios, demonstrando que a sequência teve impactos na argumentação dos alunos. Como conclusão do trabalho, os resultados obtidos podem agregar informações e contribuir para discussões no campo do ensino e da educação, além do trabalho em si ter contribuído diretamente para a aprendizagem dos participantespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMétodo de ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Metodologiapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleEnsino por investigação : uma abordagem sobre evolução humana e os mecanismos genéticos associados à diversidade aplicada ao Ensino Médiopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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