Ensino por investigação : uma abordagem sobre evolução humana e os mecanismos genéticos associados à diversidade aplicada ao Ensino Médio
Resumo
Resumo : O presente estudo procurou investigar os aspectos do processo de ensino e aprendizagem associados a aplicação de uma sequência didática que trabalhou o conteúdo de evolução e genética, previsto na matriz curricular do terceiro ano do ensino médio. O método de ensino inovador utilizado neste trabalho foi o ensino por investigação, pautado na elaboração de questionamentos e busca por respostas por parte do aluno, sendo o papel do professor planejar e conduzir todo o processo. A sequência didática foi aplicada em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Curitiba, utilizando questionários diagnósticos no começo e no final da sequência. Apenas resultados dos dados qualitativos foram satisfatórios, demonstrando que a sequência teve impactos na argumentação dos alunos. Como conclusão do trabalho, os resultados obtidos podem agregar informações e contribuir para discussões no campo do ensino e da educação, além do trabalho em si ter contribuído diretamente para a aprendizagem dos participantes
Collections
- Licenciatura [166]