A geração de valor em produtos hortifrutigranjeiros comercializados nas feiras livres diurnas de Curitiba : análise das principais práticas e percepção dos consumidores
Resumo
Resumo: Se o processo de agregar valor a um produto, em si já soa bastante complexo, adicionar os conceitos de administração estratégica e vantagem competitiva torna a compreensão ainda mais difícil. Considerando que muitos feirantes sequer sabem da existência desses termos, dificilmente veremos a sua correta aplicação. Contudo, mesmo que não sejam postos em prática de maneira ideal, a sua importância para a perpetuidade dos negócios e competitividade do setor permanece. Neste sentido, este artigo busca estabelecer uma conexão entre as práticas de marketing utilizadas pelos feirantes de produtos hortifrutigranjeiros da cidade de Curitiba, as teorias acadêmicas acima referidas, e através da pesquisa de opinião dos consumidores, evidenciar pontos de melhoria e implementação. Desta forma, pressupõe-se que seja possível desmistificar alguns desses conceitos e torná-los acessíveis até mesmo por aqueles que não possuem o conhecimento teórico sobre o tema, contribuindo ainda mais para o sucesso daqueles que atuam no setor Abstract: The process of adding value to a product is already complex in itself, and in addying strategic management and competitive advantage concepts makes it even more difficult to understand. Considering that the majority of the fair marketers are not even aware of the existence of these terms, it is almost impossible to see its effective use in day-to-day operations. However, even if they aren’t practiced in an ideal way, their importance for the continuity of the business and in strenghtening competitiveness in the sector remains. In this sense, this article seeks to establish a connection between the marketing practices used by the marketers of horticultural products in the city of Curitiba, with the abovementioned academic theories, seeking to find out the opinion of their consumers through market research. This will highlight points for improvement and favor its implementation. In this way, it is deemed to be possible to demystify some of these concepts and make them accessible even to those that do not have the theoretical knowledge on the subject, thus contributing to the success of those that thrive in the sector