Proposta de metodologia de trabalho para avaliação e identificação da (in)satisfação dos usuários da política da assistência social no município de Pinhais em atendimentos em equipamento público : contribuição ao processo de melhoria contínua aos atendimentos
Resumo
Resumo: Na esfera da assistência social, a qualidade do atendimento aos usuários desempenha um papel central na eficácia e humanização dos serviços. Este estudo busca compreender e avaliar a satisfação dos beneficiários em relação ao atendimento recebido nos quatro Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, no município de Pinhais. O objetivo é propor uma metodologia de trabalho para que se consiga avaliar e identificar a (in)satisfação dos usuários da política da assistência social a fim de contribuir para o processo de melhoria contínua aos atendimentos realizados. Os procedimentos metodológicos utilizados contaram com o apoio de referenciais bibliográficos que incidem em pesquisas documentais de natureza exploratória, com abordagem quantitativa e com a materialização da coleta de dados. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário de (in)satisfação personalizado, com perguntas relacionadas aos diferentes atendimentos ofertados nos CRAS. Os dados coletados foram analisados utilizando técnicas estatísticas e ferramentas de análise de dados. Este trabalho contribuiu para se obter uma visão abrangente da satisfação dos usuários na assistência social, destacando pontos positivos e áreas que requerem atenção adicional