dc.contributor.advisor | Gonçalves, Jean Carlos, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.creator | Fonseca, Josilene de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-02T16:04:57Z | |
dc.date.available | 2024-05-02T16:04:57Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/87762 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/09/2023 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Pesquisa de caráter ensaístico memorial, vinculada à Linha de Pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs), Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (Labelit/UFPR/CNPq) e Diálogos – rede internacional de pesquisa. O trabalho tem como objetivo investigar, por meio da ativação de memórias de uma mulher e professora, a codificação e ressignificação do corpo por meio da arte. Esse texto se apresenta como uma provocação à reflexão sobre as memórias expressas em um corpo que se entrelaça a outros corpos de mulheres e professoras, através de uma perspectiva autoficcional. É, portanto, ao mesmo tempo, experimento e academia, ciência e poesia – uma tentativa de escape às normas, que se conecta à própria vivência e trajetória da autora-artista-pesquisadora. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Essayistic memorial research, linked to the Research Line Language, Body, and Aesthetics in Education (LiCorEs), Laboratory of Studies in Education, Language, and Theatricalities (Labelit/UFPR/CNPq), and Dialogues – an international research network. The aim of this work is to investigate, through the activation of memories of a woman and teacher, the encoding and re-signification of the body through art. This text presents itself as an invitation to reflect on memories expressed in a body that intertwines with other bodies of women and teachers, through a self-fictional perspective. It is, therefore, both an experiment and an academic endeavor, encompassing both science and poetry – an attempt to break free from norms, connecting with the author-artist-researcher's own lived experiences and journey. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professoras | pt_BR |
dc.subject | Linguagem corporal na arte | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Nos entremeios da costura : uma autoficção da mulher que alinhava o corpo, a arte e a docência | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |