• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Nos entremeios da costura : uma autoficção da mulher que alinhava o corpo, a arte e a docência

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - JOSILENE DE OLIVEIRA FONSECA.pdf (7.178Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Fonseca, Josilene de Oliveira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Pesquisa de caráter ensaístico memorial, vinculada à Linha de Pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs), Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (Labelit/UFPR/CNPq) e Diálogos – rede internacional de pesquisa. O trabalho tem como objetivo investigar, por meio da ativação de memórias de uma mulher e professora, a codificação e ressignificação do corpo por meio da arte. Esse texto se apresenta como uma provocação à reflexão sobre as memórias expressas em um corpo que se entrelaça a outros corpos de mulheres e professoras, através de uma perspectiva autoficcional. É, portanto, ao mesmo tempo, experimento e academia, ciência e poesia – uma tentativa de escape às normas, que se conecta à própria vivência e trajetória da autora-artista-pesquisadora.
     
    Abstract: Essayistic memorial research, linked to the Research Line Language, Body, and Aesthetics in Education (LiCorEs), Laboratory of Studies in Education, Language, and Theatricalities (Labelit/UFPR/CNPq), and Dialogues – an international research network. The aim of this work is to investigate, through the activation of memories of a woman and teacher, the encoding and re-signification of the body through art. This text presents itself as an invitation to reflect on memories expressed in a body that intertwines with other bodies of women and teachers, through a self-fictional perspective. It is, therefore, both an experiment and an academic endeavor, encompassing both science and poetry – an attempt to break free from norms, connecting with the author-artist-researcher's own lived experiences and journey.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/87762
    Collections
    • Dissertações [1017]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV