Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorAraújo, Angelita Minettopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-02T13:58:38Z
dc.date.available2024-05-02T13:58:38Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifierBrochpt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87753
dc.descriptionOrientadora: Maria Tereza Carneiro Soarespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e notas bibliográficaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste estudo são descritas e analisadas as manifestações de duas professoras sobre os conteúdos que consideram essenciais na passagem da 4ª para a 5ª série. Os dados foram coletados em cinco momentos diferentes, por meio de: algumas provas elaboradas e aplicadas pela professora da 4ª série, no ano de 2001; conversas informais e entrevistas com as participantes do estudo e; duas provas elaboradas pelas professoras participantes. A análise foi feita com referência a autores que apontam para a necessidade de explicitar os diferentes valores que permeiam a criação de currículos de Matemática para a escola, assim como, a escolha de conteúdos pelo professor. Como referência para análise dos conteúdos foi utilizada uma intersecção dos conteúdos encontrados em três propostas curriculares. Como principais resultados desse estudo têm-se: a predominância do bloco de conteúdos de Matemática "Números e Operações", tanto nas falas como principalmente nas duas provas elaboradas pelas professoras, indícios nas falas da professora da 4ª série do valor formativo dos conteúdos e predomínio nas falas da professora da 5ª série do valor intrínseco dos conteúdos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this study, the manifestations of two teachers about the contents they consider essential in the passage from forth to fifth grade are described and analyzed. Data was collected in five different moments, through: some tests elaborated and applied by the forth grade teacher in 2001; informal talks and interviews with the study participants, and two tests elaborated by the teachers involved. The analysis was done with reference to authors who point out to the necessity of explicitating the different values that permeate the creation of Mathematics curriculum for the school, as well as the choice of contents by the teacher. As reference to the analysis of contents, it was used an intersection of the contents found in three curriculum proposals. The main results of this study are: the predominance of the following block of contents in Math: "Numbers and Operations", both in the talks and especially in the two tests elaborated by the teachers; clues in the talks of the fourth grade teacher about the formative value of contents and the predominance of the intrinsic value of the contents in the talks of the fifth grade teacher.pt_BR
dc.format.extent219 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de primeiro grau - Currículospt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples