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dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorZapp, Univaldopt_BR
dc.date.accessioned2024-04-29T20:04:03Z
dc.date.available2024-04-29T20:04:03Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87711
dc.descriptionOrientador : Luís Fernando Cerript_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: A prática pedagógica nos cursos técnicos de Segundo Grau no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, de 1971 a 1996 constitui o centro das preocupações desse trabalho. Considerando que durante este período estava em vigência a LDB 5.692/71, que universalizou o ensino profissionalizante de Segundo Grau, e que um dos seus objetivos era o "preparo para o exercício consciente da cidadania", procurou-se através de referências bibliográficas, documentos de regulamentação pedagógica, planos de ensino e entrevistas com professores, fazer um levantamento de dados que permitissem a análise das práticas escolares dos professores sob o enfoque do desenvolvimento da consciência crítica e da educação para a cidadania. Como ensino profissionalizante teve, desde sua criação, em 1909, um enfoque de instrumentalizar tecnicamente os trabalhadores para desempenharem funções práticas nas indústrias, voltadas predominantemente para o fazer, foram selecionados os dados fornecidos através das entrevistas com os professores, que tornou possível levantar elementos de análise, que permitiram focalizar o tema proposto e avaliar a prática do ensino nos cursos profissionalizantes a partir das mudanças que a vigência da lei estabeleceu, bem como as resistências e modificações graduais, originadas de rediscussões do modelo de formação, dentro do CEFET-PR.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The pedagogical practice at the technical courses of Segundo Grau at the Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, from 1971 to 1996, constitutes this work's center of preoccupations. During this time it was in force the Lei de Diretrizes e Bases da Edcução Nacional nr. 5.692/71, that universalized the professional teaching of 2° Grau, and one of its aims was to "prepare to the conscious exercise of citizenship"; this work seeked, through bibliographical references and interviews with teachers, to make a data survey that could allow the analysis of scholar practices of teachers under the focus of the development of critical consciousness and education for citizenship. As the professional teaching had, since its creation, in 1909, a focus of technical instrumentalization of workers to perform practical functions, above all to the make it, were chosen data provided by interviews with the teachers, that made possible to establish analytical elements, that allowed focusing the theme and evaluate the teaching practice of the professional courses according to the changes that the force of the law established, and also the resistances and gradual changes, originated from rediscussions about the formation model inside the CEFET-PR.pt_BR
dc.format.extentiii., 105 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectCentro de Educaçao Tecnologica do Paraná (CEFET-PR)pt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação para a cidadania e desenvolvimento da consciência crítica no ensino técnico : análise e preposição da prática pedagógica a partir da experiência do CEFET-PR, de 1971 a 1996pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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