• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação para a cidadania e desenvolvimento da consciência crítica no ensino técnico : análise e preposição da prática pedagógica a partir da experiência do CEFET-PR, de 1971 a 1996

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    D - D - UNIVALDO ZAPP.pdf (4.501Mb)
    Data
    2003
    Autor
    Zapp, Univaldo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A prática pedagógica nos cursos técnicos de Segundo Grau no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, de 1971 a 1996 constitui o centro das preocupações desse trabalho. Considerando que durante este período estava em vigência a LDB 5.692/71, que universalizou o ensino profissionalizante de Segundo Grau, e que um dos seus objetivos era o "preparo para o exercício consciente da cidadania", procurou-se através de referências bibliográficas, documentos de regulamentação pedagógica, planos de ensino e entrevistas com professores, fazer um levantamento de dados que permitissem a análise das práticas escolares dos professores sob o enfoque do desenvolvimento da consciência crítica e da educação para a cidadania. Como ensino profissionalizante teve, desde sua criação, em 1909, um enfoque de instrumentalizar tecnicamente os trabalhadores para desempenharem funções práticas nas indústrias, voltadas predominantemente para o fazer, foram selecionados os dados fornecidos através das entrevistas com os professores, que tornou possível levantar elementos de análise, que permitiram focalizar o tema proposto e avaliar a prática do ensino nos cursos profissionalizantes a partir das mudanças que a vigência da lei estabeleceu, bem como as resistências e modificações graduais, originadas de rediscussões do modelo de formação, dentro do CEFET-PR.
     
    Abstract: The pedagogical practice at the technical courses of Segundo Grau at the Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, from 1971 to 1996, constitutes this work's center of preoccupations. During this time it was in force the Lei de Diretrizes e Bases da Edcução Nacional nr. 5.692/71, that universalized the professional teaching of 2° Grau, and one of its aims was to "prepare to the conscious exercise of citizenship"; this work seeked, through bibliographical references and interviews with teachers, to make a data survey that could allow the analysis of scholar practices of teachers under the focus of the development of critical consciousness and education for citizenship. As the professional teaching had, since its creation, in 1909, a focus of technical instrumentalization of workers to perform practical functions, above all to the make it, were chosen data provided by interviews with the teachers, that made possible to establish analytical elements, that allowed focusing the theme and evaluate the teaching practice of the professional courses according to the changes that the force of the law established, and also the resistances and gradual changes, originated from rediscussions about the formation model inside the CEFET-PR.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/87711
    Collections
    • Dissertações [1017]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV