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dc.contributor.advisorPicanço, Deise Cristina de Lima, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorVieira, Marcelo Dyogopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-25T18:35:24Z
dc.date.available2025-02-25T18:35:24Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87484
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Deise Cristina de Lima Picançopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 16/09/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo, vinculado à Linha de Pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), baseia-se na teoria formulada por Bakhtin e o Círculo, ao abarcar um olhar sobre as possibilidades de reflexão a partir do papel da alteridade na formação subjetiva. A partir de uma perspectiva dialógica decorrente das valorações expressas como artista e pesquisador, propôs-se como objeto de pesquisa a construção da memória de pessoas trans sobre sua relação com os espaços escolares dentro do meio oeste catarinense, uma região marcada por um conservadorismo extremo. Considerando-se a teoria bakhtiniana como um diferente caminho dentro das discussões sobre Linguagem e Corpo, numa abordagem interseccional entre gênero, raça e classe social e sua relação com o outro como alteridade constitutiva, a pesquisa aproxima as reflexões sobre a alteridade por meio da metodologia qualitativa em uma análise dialógica do discurso. A pesquisa adentra o campo da Educação na tentativa de responder à questão que a circunscreve: Como podemos compreender os atravessamentos do outro no processo de (re)conhecimento de si como corpo trans na experiência escolar a partir da noção de alteridade bakhtiniana como constitutiva do sujeito?pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study, linked to the Research Line Language, Body and Aesthetics in Education of Postgraduate Program in Education at Federal University of Paraná? (UFPR), is based on Bakhtin and the Circle theory, to encompass a look about the possibilities of reflection from the role of alterity in subjective formation. From a dialogical perspective arising from valuations expressed as an artist and researcher, it was proposed as research object the construction of memory of trans people about their relationship with school spaces at the Midwest of Santa Catarina, a region imposing by extreme conservatism. Considering Bakhtinian theory as a different way within the discussions about Language and Body, in an intersectional approach between gender, race and social class and their relationship with the other as a constitutive alterity, the research approaches the reflections about alterity through qualitative methodology in a dialogic analysis of discourse. The research enters the field of Education in an attempt to answer the question that circumscribes it: Flow can we understand the crossings of the Other in the process of (re)knowledge of self as a trans body in the school experience from the notion of Bakhtinian alterity as constitutive of the subject?pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTransexualidadept_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade sexualpt_BR
dc.subjectIntegração escolarpt_BR
dc.subjectPessoas transgêneropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleVozes em evasão : uma abordagem dialógica ao corpo transgêneropt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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