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dc.contributor.advisorCerri, Luis Fernandopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorKünzle, Maria Rosa Chavespt_BR
dc.date.accessioned2024-06-10T20:21:16Z
dc.date.available2024-06-10T20:21:16Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87184
dc.descriptionOrientador: Luis Fernando Cerript_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2003pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem como objetivo estudar as representações dos alunos do Ensino Médio sobre a história do Brasil ensinada na escola, com ênfase nos temas relativos à nação brasileira: formação, organização, problemas e perspectivas para o futuro. Estes temas foram escolhidos em função da sua importância nas práticas da disciplina de história, desde seu estabelecimento como matéria escolar. Outros temas relacionados ao ensino da história também apareceram em função da metodologia escolhida: um questionário elaborado no âmbito da Comunidade Europeia em meados dos anos 90, adaptado para atender à realidade brasileira. Além do questionário foram realizadas entrevistas com os alunos, dando um caráter qualitativo à pesquisa. Este trabalho pretende lançar algumas hipóteses sobre a formação da consciência histórica e suas relações com a cultura política, as representações sociais e a história ensinada.pt_BR
dc.description.abstractResumé: L'objectif de ce travail est de connaître quelques réprésentations de l'Histoire du Brésil aprises au Lycée, liées aux thèmes de la nation brésiliènne: formation, organization et perspectives pour l'avenir. Les thèmes de la nation ont été choisis car ils ont marqué l'histoire en tant que discipline, depuis son organization comme matière scolaire à partir du XIXème siècle jusqu'à nos jours. La méthodologie employée: un questionnaire élaboré à la Communauté Europeènne dans les années 1990. À cause de cette méthodologie, d'autres thèmes ont aussi apparu. Le questionnaire a été adapté pour travailler sur la realité de l'enseignement brésilien. Nous avons employé aussi des entrevues avec les élèves, en ajoutant une dimension qualitative à la recherche. Ce travail veut lancer quelques hipothèses à propos de la formation de la conscience historique et les rapports entre trois importants concepts: la conscience historique, la culture politique et les réprésentations sociales avec l'histoire enseignée à 1 école.pt_BR
dc.format.extent209 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectBrasil - História - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistoria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectNacionalismopt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO ensino da história e o conceito de nação : elementos da consciência histórica de jovens do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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