Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Patrícia Barbosa, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorKaehler, Miriampt_BR
dc.date.accessioned2024-02-21T03:33:00Z
dc.date.available2024-02-21T03:33:00Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86566
dc.descriptionOrientador: Prof. Dra. Patrícia Barbosa Pereirapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O ensino de Botânica tem se caracterizado como excessivamente teórico, desestimulante e subvalorizado no conjunto das Ciências Biológicas, o que pode levar a um ciclo vicioso que fomenta o fenômeno denominado Cegueira Botânica. Aqui investigamos como ocorre a construção do conhecimento sobre sistemática filogenética de plantas no Ensino Médio, a partir da aplicação de uma sequência didática fundamentada na transposição didática e relacionando a botânica com evolução e ecologia. A sequência proposta contou com o total de nove aulas, sendo uma teórica, três práticas e cinco teórico-práticas. São discutidos, a partir da Análise do Discurso, os papéis dos diferentes tipos de aulas com suas potencialidades e limitadores para o processo de ensino-aprendizagem, bem como o papel do comportamento dos estudantes nesse processopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectBiologia (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectDidatica (Segundo grau)pt_BR
dc.titleProposta pedagógica para o Ensino Médio : classificação vegetal em uma perspectiva evolutiva – potencialidades e limitadorespt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples