dc.contributor.advisor | Pereira, Patrícia Barbosa, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Kaehler, Miriam | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-21T03:33:00Z | |
dc.date.available | 2024-02-21T03:33:00Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86566 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dra. Patrícia Barbosa Pereira | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O ensino de Botânica tem se caracterizado como excessivamente teórico, desestimulante e subvalorizado no conjunto das Ciências Biológicas, o que pode levar a um ciclo vicioso que fomenta o fenômeno denominado Cegueira Botânica. Aqui investigamos como ocorre a construção do conhecimento sobre sistemática filogenética de plantas no Ensino Médio, a partir da aplicação de uma sequência didática fundamentada na transposição didática e relacionando a botânica com evolução e ecologia. A sequência proposta contou com o total de nove aulas, sendo uma teórica, três práticas e cinco teórico-práticas. São discutidos, a partir da Análise do Discurso, os papéis dos diferentes tipos de aulas com suas potencialidades e limitadores para o processo de ensino-aprendizagem, bem como o papel do comportamento dos estudantes nesse processo | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Botânica | pt_BR |
dc.subject | Biologia (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Didatica (Segundo grau) | pt_BR |
dc.title | Proposta pedagógica para o Ensino Médio : classificação vegetal em uma perspectiva evolutiva – potencialidades e limitadores | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |