Mostrar registro simples

dc.contributorXavier, Jehiny Eoise Andradept_BR
dc.contributor.advisorPereira, Patrícia Barbosa, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorMoretti, Caroline Burillept_BR
dc.date.accessioned2024-02-17T00:04:55Z
dc.date.available2024-02-17T00:04:55Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86488
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereirapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa tem por objetivo analisar as dificuldades e potencialidades de ação na identificação de atitudes preconceituosas, relacionadas à desigualdades e estereótipos de gênero e sexualidade, a partir da compreensão de sentidos presentes nos discursos de professores/as e pedagogos/as de um Colégio Estadual em Curitiba/PR. Entendemos gênero como a separação do masculino e feminino e seus papéis; e questões relacionadas à diversidade sexual, como orientação sexual (gays, lésbicas e bissexuais, por exemplo) e expressões de gênero (transexuais e pessoas não- binárias). Como abordagem metodológica, optou-se pela pesquisa qualitativa e de natureza exploratória. Para a obtenção dos dados, o método escolhido foi o da entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas com cinco professores/as e duas pedagogas do Colégio Estadual Professor Julio Mesquita. Os discursos produzidos através das entrevistas foram analisados por meio de alguns constructos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso (AD) de vertente francesa. Os discursos de professoras/es e pedagogas produzem diferentes sentidos, como sentidos de silenciamento, de reconhecimento pessoal, de naturalização do preconceito, entre outros. Através da análise dos sentidos produzidos pelos entrevistados, foi possível observar, principalmente, a presença de paráfrases, mostrando uma tendência de repetição desses discursos entre docentes e pedagogaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectPreconceitospt_BR
dc.subjectSexopt_BR
dc.titlePreconceitos de gênero e sexualidade no âmbito escolar em Curitiba/PR e o papel da escola nessas questõespt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples