dc.contributor | Xavier, Jehiny Eoise Andrade | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Pereira, Patrícia Barbosa, 1978- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Moretti, Caroline Burille | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-17T00:04:55Z | |
dc.date.available | 2024-02-17T00:04:55Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86488 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereira | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa tem por objetivo analisar as dificuldades e potencialidades de ação na identificação de atitudes preconceituosas, relacionadas à desigualdades e estereótipos de gênero e sexualidade, a partir da compreensão de sentidos presentes nos discursos de professores/as e pedagogos/as de um Colégio Estadual em Curitiba/PR. Entendemos gênero como a separação do masculino e feminino e seus papéis; e questões relacionadas à diversidade sexual, como orientação sexual (gays, lésbicas e bissexuais, por exemplo) e expressões de gênero (transexuais e pessoas não- binárias). Como abordagem metodológica, optou-se pela pesquisa qualitativa e de natureza exploratória. Para a obtenção dos dados, o método escolhido foi o da entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas com cinco professores/as e duas pedagogas do Colégio Estadual Professor Julio Mesquita. Os discursos produzidos através das entrevistas foram analisados por meio de alguns constructos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso (AD) de vertente francesa. Os discursos de professoras/es e pedagogas produzem diferentes sentidos, como sentidos de silenciamento, de reconhecimento pessoal, de naturalização do preconceito, entre outros. Através da análise dos sentidos produzidos pelos entrevistados, foi possível observar, principalmente, a presença de paráfrases, mostrando uma tendência de repetição desses discursos entre docentes e pedagogas | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Preconceitos | pt_BR |
dc.subject | Sexo | pt_BR |
dc.title | Preconceitos de gênero e sexualidade no âmbito escolar em Curitiba/PR e o papel da escola nessas questões | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |