Preconceitos de gênero e sexualidade no âmbito escolar em Curitiba/PR e o papel da escola nessas questões
Resumo
Resumo : Esta pesquisa tem por objetivo analisar as dificuldades e potencialidades de ação na identificação de atitudes preconceituosas, relacionadas à desigualdades e estereótipos de gênero e sexualidade, a partir da compreensão de sentidos presentes nos discursos de professores/as e pedagogos/as de um Colégio Estadual em Curitiba/PR. Entendemos gênero como a separação do masculino e feminino e seus papéis; e questões relacionadas à diversidade sexual, como orientação sexual (gays, lésbicas e bissexuais, por exemplo) e expressões de gênero (transexuais e pessoas não- binárias). Como abordagem metodológica, optou-se pela pesquisa qualitativa e de natureza exploratória. Para a obtenção dos dados, o método escolhido foi o da entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas com cinco professores/as e duas pedagogas do Colégio Estadual Professor Julio Mesquita. Os discursos produzidos através das entrevistas foram analisados por meio de alguns constructos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso (AD) de vertente francesa. Os discursos de professoras/es e pedagogas produzem diferentes sentidos, como sentidos de silenciamento, de reconhecimento pessoal, de naturalização do preconceito, entre outros. Através da análise dos sentidos produzidos pelos entrevistados, foi possível observar, principalmente, a presença de paráfrases, mostrando uma tendência de repetição desses discursos entre docentes e pedagogas
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- Licenciatura [161]