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dc.contributor.advisorAmano, Erika, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorAraujo, Geisiele Massolapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-30T20:23:02Z
dc.date.available2024-01-30T20:23:02Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86302
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Erika Amanopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O processo de ensino-aprendizagem de botânica é descrito como sendo algo dificultoso, devido ao uso excessivo de nomenclaturas, o que na maior parte das vezes exige memorização. Tais dificuldades estão presentes, devido aos docentes se sentirem inseguros em relação aos conteúdos de botânica optando muitas vezes por não trabalharem ou discutirem de forma tradicional tais assuntos em sala de aula. De maneira a contribuir na melhoria deste ensino, este trabalho objetivou realizar um levantamento de dados relacionados a cursos de capacitação docente, envolvendo cursos de extensão, livres, especializações, mestrados e doutorados, relacionados ao ensino de botânica, uma vez que é de extrema importância o docente estar em processo contínuo de aprendizagem. A pesquisa dos cursos de extensão ocorreu por meio do buscador Google, enquanto os cursos de especializações, mestrados e doutorados profissionais, foi realizada pelo site do E-Mec e portal da Capes, respectivamente. No decorrer da pesquisa notou-se uma grande quantidade de cursos que não possuíam relação com o ensino, sendo a minoria aqueles que possuíam relação a botânica e eram destinados aos docentes de Biologia. Dos resultados encontrados, percebeu-se uma alta incidência de oferta de cursos na Região Sudeste, seguida pela Região Sul do Brasil, sendo que os mesmos eram na modalidade presencial e EaD e a grande maioria sem necessidade de investimentos. Deste modo, a busca constante pela formação continuada, a fim de aperfeiçoar e atualizar os conhecimentos, permitem ao docente a reflexão da sua prática pedagógica. Isso porque ao ter domínio do que se ensina, é possível sair mais facilmente de um ensino tradicional, pautado em conceitos e memorizações, para um ensino que utiliza diferentes estratégias e recursos pedagógicos. Além disso, a formação continuada promove contextualização de conteúdos, possibilitando aos alunos uma aprendizagem eficaz e uma melhor aceitação dos conteúdos de botânicapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBotanica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessor - Formaçao profissionalpt_BR
dc.titleO ensino de botânica : um levantamento de dados sobre cursospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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