• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O ensino de botânica : um levantamento de dados sobre cursos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_GEISIELE_MASSOLA_ARAUJO.pdf (1.847Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Araujo, Geisiele Massola
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O processo de ensino-aprendizagem de botânica é descrito como sendo algo dificultoso, devido ao uso excessivo de nomenclaturas, o que na maior parte das vezes exige memorização. Tais dificuldades estão presentes, devido aos docentes se sentirem inseguros em relação aos conteúdos de botânica optando muitas vezes por não trabalharem ou discutirem de forma tradicional tais assuntos em sala de aula. De maneira a contribuir na melhoria deste ensino, este trabalho objetivou realizar um levantamento de dados relacionados a cursos de capacitação docente, envolvendo cursos de extensão, livres, especializações, mestrados e doutorados, relacionados ao ensino de botânica, uma vez que é de extrema importância o docente estar em processo contínuo de aprendizagem. A pesquisa dos cursos de extensão ocorreu por meio do buscador Google, enquanto os cursos de especializações, mestrados e doutorados profissionais, foi realizada pelo site do E-Mec e portal da Capes, respectivamente. No decorrer da pesquisa notou-se uma grande quantidade de cursos que não possuíam relação com o ensino, sendo a minoria aqueles que possuíam relação a botânica e eram destinados aos docentes de Biologia. Dos resultados encontrados, percebeu-se uma alta incidência de oferta de cursos na Região Sudeste, seguida pela Região Sul do Brasil, sendo que os mesmos eram na modalidade presencial e EaD e a grande maioria sem necessidade de investimentos. Deste modo, a busca constante pela formação continuada, a fim de aperfeiçoar e atualizar os conhecimentos, permitem ao docente a reflexão da sua prática pedagógica. Isso porque ao ter domínio do que se ensina, é possível sair mais facilmente de um ensino tradicional, pautado em conceitos e memorizações, para um ensino que utiliza diferentes estratégias e recursos pedagógicos. Além disso, a formação continuada promove contextualização de conteúdos, possibilitando aos alunos uma aprendizagem eficaz e uma melhor aceitação dos conteúdos de botânica
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86302
    Collections
    • Licenciatura [219]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV