Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLorenzetti, Leonir, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorBarddal, Flavia Carolinept_BR
dc.date.accessioned2024-01-30T20:15:41Z
dc.date.available2024-01-30T20:15:41Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86301
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzettipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O livro didático é instrumento pedagógico importante no ensino, pois é uma ferramenta de apoio e auxílio aos alunos e professores. O livro didático é considerado o principal instrumento de ensino e pode ser essencial para determinar a qualidade do ensino. Além disso, ele também determina conteúdos e estratégias de ensino. O presente estudo buscou avaliar como a temática Terra e Universo está presente nos livros de Ciências dos Anos Iniciais aprovados pelo PNLD de 2019, que serão utilizados nas escolas públicas brasileiras entre 2020 e 2022. A partir disso, foram escolhidos para a análise três livros de Ciências mais comercializados pelo PNLD de 2019. Após a seleção das obras foram definidos os seguintes recursos para análise: a) análise de conteúdo, b) textos de divulgação científica, c) jogos, d) humor, e) interativos, f) audiovisual, g) áudio. Como método de análise foi utilizado análise de conteúdo e para tratamento dos dados nos baseamos nos estudos de Bardin (2006). A partir da análise, foi possível entender a importância da temática Terra e Universo para o ensino de ciências nos Anos Iniciais. Foi possível concluir, também que os recursos didáticos poderiam ser mais explorados pelos autores, principalmente na primeira e segunda sériept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleA unidade temática Terra e Universo : uma análise dos livros didáticos de ciências dos anos iniciaispt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples