A unidade temática Terra e Universo : uma análise dos livros didáticos de ciências dos anos iniciais
Resumo
Resumo : O livro didático é instrumento pedagógico importante no ensino, pois é uma ferramenta de apoio e auxílio aos alunos e professores. O livro didático é considerado o principal instrumento de ensino e pode ser essencial para determinar a qualidade do ensino. Além disso, ele também determina conteúdos e estratégias de ensino. O presente estudo buscou avaliar como a temática Terra e Universo está presente nos livros de Ciências dos Anos Iniciais aprovados pelo PNLD de 2019, que serão utilizados nas escolas públicas brasileiras entre 2020 e 2022. A partir disso, foram escolhidos para a análise três livros de Ciências mais comercializados pelo PNLD de 2019. Após a seleção das obras foram definidos os seguintes recursos para análise: a) análise de conteúdo, b) textos de divulgação científica, c) jogos, d) humor, e) interativos, f) audiovisual, g) áudio. Como método de análise foi utilizado análise de conteúdo e para tratamento dos dados nos baseamos nos estudos de Bardin (2006). A partir da análise, foi possível entender a importância da temática Terra e Universo para o ensino de ciências nos Anos Iniciais. Foi possível concluir, também que os recursos didáticos poderiam ser mais explorados pelos autores, principalmente na primeira e segunda série
Collections
- Licenciatura [219]